Ervas

Calêndula: 9 Benefícios, Para que Serve Malefícios e Como Usar?

A calêndula ( Calendula officinalis ), com suas ações anti-sépticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, tem de tudo. Mais de 3.000 anos atrás, os egípcios consideravam calêndula uma planta milagrosa e, em seguida, os gregos e os romanos utilizaram a mesma para curar muitas das doenças, incluindo picadas de insetos, esfregando a flor contra a área inflamada.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Calêndula: 9 Benefícios, Para que Serve Malefícios e Como Usar?

Conteúdo:

O que é a Calêndula?  

Calêndula
Calêndula

Calêndula (Calendula officinalis) é um elemento fundamental em jardins em todo o mundo devido à sua aparência alegre. Mas além da cor brilhante e charme magnético que esta planta florescente tem, numerosos estudos têm focado nos benefícios para a saúde que as pessoas poderiam obter com isso.

Juntamente com a aloe vera e bardana, a calêndula é uma das plantas mais adequadas para aliviar condições dermatológicas. Conheça os benefícios que pode trazer para a sua pele e suas outras propriedades medicinais.

Esta planta possui atividade anti-inflamatória, e também é anti-séptica, antiviral, antibacteriana, anti-espasmódica, emenagoga, colerética, anti-hemorrágica e cicatrizante.

Os especialistas recomendam que o uso de calêndula seja somente em aplicações tópicas, mas alguns de seus usos tradicionais são internamente.

Ao longo da história, a planta de calêndula foi amplamente utilizada por vários povos ao redor do mundo. Os documentos remontam às civilizações grega e romana, nas quais fazia parte de suas mitologias.

Contudo, essa erva foi amplamente distribuída em todas as suas rotas comerciais, o que fez com que fosse amplamente distribuída no mundo moderno.

Benefícios da Calêndula:

Benefícios da Calêndula
Benefícios da Calêndula

Conheça os principais benefícios da Calêndula para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

1. Saúde bucal:

A gengivite, aftas e outras condições bucais podem ser tratadas com calêndula, graças às suas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias.

2. Problemas gástricos:

Uma infusão dessa planta para aqueles que sofrem de gastrite, úlceras ou vômitos é um dos remédios caseiros que por gerações tem estado presente nas receitas de nossas avós. Pois em sua composição química destaca-se a presença da calendulina, um princípio amargo com proteínas antiflogísticas que tratam a inflamação.

3. Contra Fungos: 

Essa planta é considerada pela medicina natural como um dos mais antigos fungicidas naturais. Os homeopatas de hoje recomendam usar extrato de calêndula para tratar problemas de micose na pele e no pé de atleta. A calêndula contém ácido gentístico e ácido málico que lhe dão seu efeito antibacteriano e pode ser usada em infusões, tintura, compressas, loções, cremes ou óleo essencial.

4. Alivia a conjuntivite:

No século XVI, o médico e botânico italiano Francesco Mattiolo foi o primeiro a recomendar a utilização de calêndula em compressas para combater a conjuntivite e inflamação dos olhos, por suas propriedades antivirais e antibacterianas.

5. Ciclos Menstruais:

Benefícios da Calêndula
Benefícios da Calêndula

De acordo com informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, as flores de calêndula são usadas, entre outras coisas, para prevenir espasmos musculares e tratar dores menstruais. Sua riqueza em flavonoides lhe confere propriedades para reparar vasos sanguíneos e recuperar a boa circulação no corpo.

6. É anti-séptica, antibacteriana e fungicida:

Esta planta é um agente poderoso contra vários organismos que colocam a saúde em risco, especialmente fungos e bactérias.

Na verdade, a calêndula é um dos remédios caseiros mais antigos que existem para combater os fungos. O extrato dessa erva é usado para curar a micose da pele e o chamado ” pé de atleta “. Na forma natural, pode ser preparada em infusão e depois aplicada com algodão, impregnado no líquido, na área afetada.

7. Adequada para a pele do bebê:

Calêndula, em doses baixas, e com o tratamento adequado pode ser um ingrediente adequado para fazer produtos cosméticos para bebês, desde que não inclua parabenos, fragrâncias artificiais, álcool, talco e outras substâncias nocivas. Geralmente é um ingrediente em produtos tópicos para aliviar assaduras irritantes.

8. Reduz problemas digestivos:

Beber uma infusão dessa planta é um excelente remédio para aqueles que sofrem de problemas como úlceras, gastrite, vômitos, indigestão e assim por diante. Isso ocorre porque um de seus compostos contém proteínas que tratam inflamações.

A calêndula tem efeitos coleréticos, ou seja, estimula a saída da bile para o trato digestivo, o que melhora os processos de digestão. Por esta razão, recomenda-se beber um chá feito com uma colher de calêndula por xícara de água após as refeições.

9. Alivia a visão cansada:

O uso de calêndula na forma de compressas permite combater os sintomas de olhos vermelhos ou cansados ​​devido à exposição à tela do computador ou à televisão, ao sol ou a irritantes como fumaça. Ao mesmo tempo, permite combater conjuntivites e inflamações oculares, uma vez que possui propriedades antibacterianas e antivirais.

Outros Benefícios da Calêndula para Saúde!

Como a Calêndula pode ser usada: 

Muitas vezes, muitas pessoas usam calêndula para fins decorativos. Mas além de suas flores brilhantes e atraentes, esta planta pode ser usada de várias maneiras. Veja maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios da Calêndula.

1. Na culinária:

A decocção desta planta é comumente usada para aliviar tonturas e dores de cabeça. No caso de pessoas que são afetadas por essas condições, a dosagem típica para este cozimento é de 3 colheres de chá, tomadas três vezes ao dia. No entanto, para ter certeza de que você sabe a dose correta, é melhor consultar um profissional de saúde.

2. Como uma Infusão de Ervas:

Geralmente, as infusões da planta da calêndula ajuda a tratar a gastrite, úlceras e doenças internas causadas pela inflamação. Além disso, é usada sob a forma de tintura para ajudar a estabilizar o ciclo menstrual.

3. Como uma solução tópica: 

Extratos desta planta são usados ​​para tratar feridas, queimaduras e picadas de insetos. Ela ajuda na cura e como proteção, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

4. Lavagem para os olhos:

Calêndula
Calêndula

As infusões de calêndula fria têm sido usada como uma lavagem no caso de pessoas que têm olhos irritados. Isso ajuda a acalmar e refrescar os olhos exaustos. Além disso, é comumente usada para ajudar no tratamento da conjuntivite.

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Calêndula:

Como é bem sabido, tudo que cura também pode causar danos se tomado em doses inadequadas ou por pessoas com certas propensões, e a bela calêndula não escapa a tal consideração. Estas são as precauções que devem ser tomadas com a calêndula e as situações em que a planta é contraindicada:

Na ausência de estudos rigorosos que contradigam, os especialistas recomendam evitar esta planta durante a gravidez e lactação.

Seu efeito emenagogo ou regularizador da menstruação poderia apresentar algum inconveniente, e em qualquer caso, a prudência é imposta no momento de evitar o risco mínimo para a gestante.

Muitas pessoas desenvolvem uma reação alérgica mais ou menos explosiva pelo mero contato com a calêndula. Nesse caso, o mero contato com a planta fresca, especialmente com suas folhas, pode causar dermatite ou erupções cutâneas em pessoas sensíveis ou alérgicas.

Devido ao seu conteúdo em taninos, potencialmente irritante ao nível gastrointestinal, altas doses de calêndula e tratamentos orais prolongados devem ser evitados.

Se você estiver tomando um tratamento farmacológico, procure um médico para saber se há alguma interação medicamentosa entre essa planta e o medicamento. Pois alguns estudos que ainda estão ativos detectaram que esta planta aumenta o efeito sonolento dos sedativos convencionais.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, os 9 Benefícios da Calêndula, Para que Serve Malefícios e Como Usar? E se você é uma daquelas pessoas que amam Calêndula  confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Calêndula em Casa.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.