Como plantar

Como Plantar Maçã em Casa → 【Plantio, Cultivo e Colheita】

Hoje o blog horta em casa irá detalhar todo o passo-a-passo de Como Plantar Maçã em Casa. A maçã é uma das frutas mais difundidas no mundo. Não só é um alimento saudável, por conter uma grande quantidade de vitaminas, fibras e potássio, também é deliciosa e refrescante. Atualmente, a macieira é uma das árvores frutíferas mais cultivadas do mundo.

Maçã
Maçã

E embora seu cultivo seja tão simples quanto semear uma semente de maçã no solo, existem certos requisitos indispensáveis ​​para que sua semeadura seja bem-sucedida. Neste artigo, dizemos qual é a maneira mais eficaz de plantá-la. Antes de saber como plantar maçã em casa, vamos conhecer um pouco sobre a maçã. Vamos lá?

Conteúdo:

Variedades da Maçã:

A maçã possui diversas variedades no mercado, tais como:

Fuji: 

A maçã fuji é uma maçã crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.

Gala: 

A maçã gala é uma maçã macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.

Red ou Argentina: 

A maçã red ou argentina tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.

Verde: 

Já a verde tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Valor Nutricional da Maçã:

Uma vez que as maçãs são recheadas com numerosas vitaminas e minerais, contribui para um sistema de defesa saudável e bem protegido. As maçãs contêm uma abundância de antioxidantes como flavonoides, polifenóis e Vitamina C, que ajudam a proteger o corpo contra bactérias e vírus nocivos.

Além disso, o betacaroteno tem propriedades anticâncer e anti colesterol. É também uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como Tiamina, Riboflavina e piridoxina. Agora, veja Como Plantar Maçã em Casa.

Como Plantar Maçã:

Passo 1:

Faça a semente germinar. A melhor maneira de cultivar macieiras é germinar a semente antes do plantio. Se você semear a semente diretamente no solo, você corre o risco de polinização cruzada, o que pode influenciar negativamente os frutos.

Você pode usar sementes tiradas diretamente de qualquer maçã ou, se preferir, também pode comprar sementes com um distribuidor autorizado.

Se você as extraiu, limpe-as bem e coloque-as para secar ao ar livre até que a casca fique seca. Veja a seguir o segundo passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 2:

Em seguida, coloque várias sementes em uma toalha de papel. Adicione algumas colheres de solo para plantar (turfa) e adicione algumas gotas de água para umedecer. Misture o solo, certificando-se de que as sementes estão bem cobertas.

Coloque as sementes misturadas com o solo para semear em um saco hermético e leve à geladeira por um período de um a dois meses, a uma temperatura entre 5 e 10 ° C.

Passo 3:

Certifique-se de que o solo permaneça úmido.

Passo 4:

Quando as sementes germinarem, retire-as da geladeira.

Passo 5:

Semeie as sementes em uma panela. Pegue um pote de pelo menos 15 centímetros e preencha-o com uma boa mistura de terra, certificando-se de que tenha uma boa drenagem. Não é necessário usar fertilizante, embora se você acha que é necessário, você pode usar mulch para dar as sementes maiores nutrientes.

Coloque a semente a uma profundidade de 2 a 5 centímetros e cubra-a com o adubo. Você pode colocar duas sementes no mesmo pote, para garantir o crescimento da planta. Uma vez plantada, regue para manter o solo úmido, evitando poças.

Mantenha o solo úmido e coloque o pote em um local bem iluminado. Se você planeja semear diretamente a semente germinada do lado de fora, pule esta etapa e continue até a próxima: Veja a seguir o sexto passo de Como Plantar Maçã em Casa. 

Passo 6:

Limpe a terra. Extraia ervas daninhas e restos de culturas anteriores e todos os tipos de resíduos, para garantir que a sua macieira receba a quantidade certa de nutrientes. Todas as plantas (ervas daninhas) devem ser extraídas da raiz para evitar que cresçam novamente.

Passo 7:

Prepare o chão. Umedeça a terra antes de plantar a macieira; assim você reduz o risco de as sementes se moverem pela força da água. Veja a seguir o oitavo passo de Como Plantar Maçã em Casa. 

Passo 8:

Fertilize o solo. Espalhe uma camada de 2,5 cm de composto sobre o solo. Se você planeja plantar várias sementes e transplantá-las, você pode criar sulcos de 2,5 cm de profundidade. Se você traçar vários sulcos, tente deixar a mesma distância de 30 centímetros entre eles. Veja a seguir o nono passo de Como Plantar Maçã em Casa. 

Como Plantar Maçã
Como Plantar Maçã

Passo 9:

Introduza as sementes no solo. Coloque cada semente a uma profundidade de 2 a 5 centímetros e cubra-a com o solo. Se você semear várias, cada semente germinada deve estar a uma distância de 30 centímetros de distância.

Cubra os brotos recém-plantados com uma fina camada de solo para protegê-los. Em seguida, polvilhe 2,5 cm de areia no chão que os cobre. Isso irá proteger o solo contra o endurecimento em caso de frio. Veja a seguir o décimo passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 10:

Aguarde alguns dias. Independentemente de você ter plantado em vasos ou ao ar livre, você deve esperar alguns dias para que os botões se fortaleçam.

Mantenha-os úmidos, bem iluminados e ventilados até atingirem entre 30 e 60 centímetros de altura. Se você semear ao ar livre, é melhor colocar uma tela de malha para proteger as sementes enquanto elas estão crescendo. Veja a seguir o décimo primeiro passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 11:

Faça um enxerto para garantir que sua macieira produza frutos. Embora este ponto não seja obrigatório, se você está plantando uma macieira porque quer colher seus frutos, é melhor prestar atenção.

O fato de suas plantas já estarem crescendo não garante que elas darão frutos. Para ter certeza, o que você deve fazer é enxertar. Em outras palavras, você deve colocar o corte de uma árvore que produz frutos no tronco de sua árvore para que eles se fundam e se tornem uma única planta.

Existem diferentes maneiras de fazer enxertos. Recomendamos que você consulte um especialista para orientá-lo da maneira mais eficiente. Você também deve se certificar de que ambas as espécies que você pretende enxertar são compatíveis. Veja a seguir o décimo segundo passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 12:

Transplante seus brotos. Se você plantou várias plantas em fileiras ou semeou em uma panela, quando elas atingiram uma altura e espessura consideráveis, você deve transplantá-las para o seu lugar final. De preferência, realize o transplante em um dia frio e sem vento.

Se o solo estiver congelado, muito encharcado ou muito seco, não é conveniente realizar o transplante. Cave um buraco suficientemente grande e profundo para que a raiz da sua árvore cresça com facilidade e as raízes se desenvolvam.

O tamanho pode variar dependendo do tamanho da sua árvore, mas deve ser pelo menos o dobro do tamanho da raiz. Ao plantar, verifique se não há raiz fora do buraco. Veja a seguir o décimo terceiro passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 13:

Encha o buraco. Tente que o gargalo da raiz – onde o caule começa – não esteja enterrado, mas no nível do solo. Força a terra a compactar e a eliminar bolsas de ar. Tenha em mente que levará cerca de quatro anos para as árvores terem um metro e meio de altura, e cerca de dez anos antes de começarem a dar frutos, por isso recomendamos muita paciência.  Veja a seguir o décimo quarto passo de Como Plantar Maçã em Casa.

Passo 14:

Regularmente podar as plantas. Ao longo do ciclo de vida da macieira, vamos remover as folhas em más condições. A poda também garante a obtenção de árvores robustas, capazes de suportar o peso das culturas, obtendo uma produção abundante, arejando e iluminando o centro da árvore e eliminando toda a madeira seca, doente ou não produtiva.

Não podar as árvores durante os primeiros cinco anos, uma vez que a poda pode dificultar o crescimento de árvores jovens. Uma vez que sua árvore começa a dar frutos, você pode realizar um afinamento regular. A poda de frutas aumenta a quantidade de açúcar, matéria seca e acidez.

Também serve para suprimir os frutos danificados por doenças, malformações ou crescimento excessivo. As maçãs são produzidas na forma de corimbo, dando origem a duas, três ou mais frutas em um único buquê, quando somente uma fruta deve ser produzida, portanto o restante deve ser suprimido. Os frutos devem ser clarificados quando atingir o tamanho de uma avelã.

Colheita da Maçã:

Colheita da Maçã
Colheita da Maçã

As maçãs são colhidas entre agosto e outubro, exceto pelas variedades mais antigas que foram coletadas desde julho. É melhor colhê-la em plena luz do dia, certificando-se de que não haja umidade.

Quando eles alcançam seu ponto, as maçãs são facilmente destacadas da árvore. Armazene as maçãs em um lugar escuro e fresco. É melhor mantê-las a uma temperatura entre 0 e 7 ° C.

Pragas e Doenças da Macieira:

Algumas das pragas e doenças mais comuns que afetam a macieira são:

  • Pulgões: A macieira é afetada principalmente por quatro tipos de pulgões: laníferas, marrons, verdes e cinzas. Para prevenção, recomenda-se a aplicação de sabão de potássio e óleo de nim.
  • Carpocapsa: É uma borboleta que aparece durante o verão, sua lagarta é rosada e se alimenta do que encontra dentro das frutas, causando sua queda prematura ou diretamente putrefação. Para o seu controle, recomenda-se a aplicação de Bacillus Thuringiensis e óleo de nim.

Receitas de Maçã:

Torta de Maçã Americana:

Torta de Maçã Americana
Torta de Maçã Americana

Ingredientes: Massa 

  • 3 xícaras + 1/3 de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa açúcar;
  • Uma pitada de sal;
  • 1/2 colher de chá de canela;
  • 300 gramas de manteiga sem sal gelada;
  • 1 gema;
  • 80ml de água bem gelada.

Ingredientes: Recheio

  • 2 maçãs verdes;
  • 1 maçã fuji ou argentina;
  • 180 gramas de frutas vermelhas congeladas (eu usei framboesas e mirtilos, mas se você não quiser usar, basta acrescentar mais uma maçã);
  • Raspas e suco de 1 limão;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 colheres de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1/4 de colher de chá de cravo em pó;
  • 1/4 de colher de chá de mostarda amarela em pó;
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada ralada na hora;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho ou fécula de batata.

Modo de Preparo: Massa

  • Misture os secos no processador.
  • Quando estiver homogêneo, distribua a manteiga em cubos sobre a farinha e processe até obter uma farofa úmida e com pedaços visíveis de manteiga.
  • Adicione a gema, feche o processador e processe novamente, desta vez acrescentando a água ’os poucos até que a massa se forme por completo.
  • Divida a massa em duas partes, sendo a primeira parte 2/3 do total e a segunda parte, 1/3 restante.
  • Abra ambas entre folhas de papel manteiga num formato redondo e com aproximadamente 5mm de espessura.
  • Leve as massas à geladeira para descansar por 2 horas.

Modo de Preparo: Recheio

  • Corte as maçãs em quatro partes iguais e fatie-as finamente.
  • Misture todos os ingredientes do recheio e reserve.
  • Enquanto isso, arrume a maior parte da massa em uma forma de torta (aprox. 22cm de diâmetro) e leve-a ao congelador por 20 minutos.
  • Com a menor parte da massa, prepare o trançado que vai cobrir a torta: corte fatias de aproximadamente 1cm com um cortador de pizza ou mesmo com uma faca.
  • Intercale cada fatia em cima de outro papel manteiga e leve ao congelador por 20 minutos.
  • Ponha o recheio na torta e adicione alguns cubos de manteiga por cima.
  • Cubra-a com o trançado de massa, depois pincele cada tirinha com uma gema e polvilhe açúcar cristal para caramelizar.
  • Asse a torta em forno pré-aquecido a 200˚C por aproximadamente 40 a 50 minutos e depois aprecie cada pedaço de torta com uma bola de sorvete. Hmmmm!

Bolo de Maçã com Casca:

Bolo de Maçã com Casca
Bolo de Maçã com Casca

Ingredientes:

  • 3 maçãs médias;
  • 3 ovos;
  • 50 ml de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • Canela e açúcar para polvilhar;

Modo de Preparo:

  • Descasque as maçãs.
  • Coloque as cascas das maçãs, os ovos e o óleo no liquidificador e bata bem.
  • Coloque a mistura em uma vasilha e acrescente o trigo, o fermento e as maçãs picadas e mexa bem.
  • Coloque a massa em fôrma de 25 cm x 35 cm untada.
  • Polvilhe o açúcar com a canela a gosto.
  • Leve ao forno preaquecido a 180º C por 40 minutos.

Obs: Esse bolo não vai água nem leite; de líquido, só o óleo. Siga a receita à risca para ficar bom

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.