Como plantar

Como Plantar Tomate em Casa com 10 Passos Simples!

Como Plantar Tomate em Casa com 10 Passos Simples. Além disso, o Tomate possui ricas propriedades que beneficiam o nosso corpo de forma geral. Os tomates são uma das culturas mais gratificantes para o jardineiro doméstico cultivar, simplesmente porque seu sabor é muito melhor do que seus primos comprados.

Os Tomates cultivados para a prateleira do supermercado foram criados para viajar bem e ficarem bem nas prateleiras pelo maior tempo possível; agradar o seu paladar não é sua prioridade número um. Nós do Horta em Casa, lhe trouxemos hoje várias informações sobre o Tomate, inclusive como planta-lo.

como plantar tomate
Como Plantar Tomate

Muitos tomates produzidos comercialmente também são cultivados em ambientes sem solo usando uma solução de fertilizante artificial e são colhidos antes de estarem maduros.

Ambas as práticas resultam em tomates que parecem bons, mas não têm um ótimo sabor. A pesquisa também mostrou que os tomates orgânicos caseiros têm uma química muito mais complexa do que os frutos produzidos comercialmente.

Não só a química é igual a uma profundidade maior de sabor, como também é provável que os tomates caseiros sejam mais saudáveis, com níveis mais altos do pigmento “licopeno”.

O licopeno foi mostrado para ajudar a desobstruir as artérias bloqueadas e é pensado para ser uma das razões pelas quais a dieta mediterrânea é tão saudável. O outro grande benefício de Plantar Tomate em Casa é a incrível variedade de tamanho, forma, cor e sabor que estão disponíveis.

Conteúdo:

Tipos de Tomate:

tipos de tomate
Tipos de Tomate

Tomate Cereja:

Um favorito dos amantes de Tomate em todos os lugares, os tomates cereja são um dos tomates mais versáteis ao redor. Com variedades vermelhas, laranjas, amarelas e púrpuras, esses tomates são uma base da cozinha, adicionando uma explosão de cor e sabor a qualquer refeição.

Tomates cereja, doces e picantes, podem ser cozidos, grelhados, temperados e secos – e, se você realmente não conseguir o suficiente – até comidos como um lanche cru.

Tomate Videira:

Como o nome sugere, esses tomates são deixados na videira para absorver os nutrientes da planta até que estejam completamente amadurecidos. A frescura doce e suculenta de um Tomate vermelho maduro faz deles um dos pilares da cozinha de qualquer amante de Tomate.

Estes tomates podem fazer praticamente qualquer coisa, desde fazer a melhor sopa de Tomate que você já provou a adicionar um refrescante toque de sabor a molhos, compotas e saladas. Corte-os, torça-os, coma-os crus – as possibilidades com um Tomate na videira são infinitas!

Tomate Uva:

Tomates uvas vêm em uma variedade de cores que variam de doce a picante. Graças à sua pele mais grossa, os tomates uvas mantêm sua textura carnuda quando cozidos, tornando-os um ótimo complemento para um prato principal – seja assado no forno, jogado na massa ou acrescentando um lado colorido ao seu bife de frango ou peixe.

Se você prefere a doçura de uma uva vermelha ou o sabor picante de uma uva amarela, esses tomates também são ótimos para petiscar crus – perfeito para os amantes de Tomate que não conseguem o suficiente!

Tomate Ameixa:

Os tomates ameixas são cheios de sabor com um sabor de Tomate fresco e suculento. Este Tomate é ideal para fazer um delicioso ensopado, molho ou pasta de Tomate. Para um sabor ainda mais intenso, tente assar no forno e usá-lo para criar um pesto de Tomate. Com tantas maneiras de usar e um sabor delicioso, é o Tomate perfeito para se aventurar!

Tomate Salsa:

O rei dos tomates, o Tomate salsa. Os tomates salsas são grandes e carnudos com muito suco, o que os tornam ideais para usar como base para molhos e molhos frescos. O sabor suave dos tomates salsas os tornam o complemento perfeito para qualquer prato, sem ser muito avassalador.

Tomate Verde:

Um Tomate verde nem sempre significa “imaturo”. Tomates Verdes tem um sabor único que é ácido e saboroso e combina bem com outros sabores para criar algo especial.

Estes tomates podem ser usados ​​como uma torção interessante em sumos, sanduíches artesanais, salsas, molhos e molhos frios ou quentes. Eles podem até mesmo ser usados ​​em itens assados, como sobremesas e tortas.

Valor Nutricional do Tomate:

Os tomates são ricos em fibras e é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B2, folato e cromo. As vitaminas agem como antioxidantes, que neutralizam os radicais livres para deter a condição de estresse oxidativo.

valor nutricional do tomate
Valor Nutricional do Tomate

Os radicais livres causam danos celulares e perturbações que podem contribuir para doenças. Os minerais desempenham papéis importantes para garantir que o corpo funcione adequadamente.

Há também uma variedade de carotenóides incluindo licopeno e beta-caroteno, os fitonutrientes que são pensados ​​para desempenhar um papel na prevenção de doenças crônicas. Cozinhar tomates aumenta a quantidade de licopeno que você absorve.

Os tomates também são ricos em potássio, um mineral que os americanos não consomem em sua dieta. Um Tomate médio contém quase 300 mg de potássio. Uma xícara de suco de Tomate contém 534 miligramas de potássio, e meia xícara de molho de Tomate tem 454 miligramas. O potássio está associado à saúde do coração e à função nervosa e muscular adequada.

Benefícios do Tomate:

Os tomates são um dos vegetais de baixa caloria; contém apenas 18 calorias por 100 g. Eles também são muito baixos em conteúdo de gordura e têm níveis de colesterol zero. No entanto, eles são excelentes fontes de antioxidantes, fibras alimentares, minerais e vitaminas.

benefícios do tomate
Benefícios do Tomate

Os antioxidantes presentes no Tomate são cientificamente comprovados como protetores contra cânceres, incluindo tumores de cólon, próstata, mama, endométrio, pulmão e pâncreas.

O licopeno, um antioxidante flavonóide, é um composto fitoquímico exclusivo encontrado nos tomates. Frutas vermelhas  tendem a possuir mais deste antioxidante. Juntamente com os carotenóides, o licopeno pode ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo humano contra radicais livres de oxigênio prejudiciais.

Ele contém níveis muito bons de vitamina A e antioxidantes flavonoides, como betacarotenos, xantinas e luteína. Ao todo, esses compostos de pigmento têm propriedades antioxidantes e participam da visão noturna, da manutenção da mucosa e da pele saudáveis ​​e dos ossos.

Além disso, eles também são uma boa fonte de vitamina C antioxidante (fornecem 21% dos níveis diários recomendados por 100 g); o consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e eliminar os radicais livres nocivos.

Além disso, eles carregam níveis médios de vitaminas do complexo B vitais, como folatos, tiamina, niacina, riboflavina, bem como alguns minerais essenciais, como ferro, cálcio, manganês e outros oligoelementos.

Como Plantar Tomate em Casa:

Plantar Tomate em Casa é muitas vezes o ímpeto para começar uma horta e cada amante de Tomate sonha com o cultivo do Tomate definitivo. Firme, mas suculenta. Doce, mas picante. Aromático e livre de defeitos. Infelizmente, há poucos vegetais que são mais propensos a problemas do que os tomates.

plantar tomate em casa
Plantar Tomate em Casa

O truque para cultivar tomates com ótimo sabor é escolher as melhores variedades, arrancar as plantas da maneira certa e controlar os problemas antes que eles aconteçam. Comece aqui com algumas dicas de Como Plantar Tomate em Casa testadas pelo tempo, para garantir o seu direito de se gabar de Tomate este ano.

Não Aglomere as Mudas:

Se você está começando Plantar Tomate em Casa a partir de sementes, certifique-se de dar as mudas muito espaço para se ramificar. Condições lotadas inibem seu crescimento, o que as estressa e leva à doença mais tarde.

Você deve transplantar mudas de Tomate em seus potes individuais de 4 polegadas logo após obter o primeiro conjunto de folhas verdadeiras.

Forneça Bastante Luz:

Mudas de Tomate precisam de luz forte e direta. Os dias são curtos durante o inverno, então até mesmo colocá-los perto de uma janela muito ensolarada pode não fornecer luz natural suficiente. A menos que você os esteja cultivando em uma estufa, sua melhor opção é usar algum tipo de iluminação artificial de plantas , por 14 a 18 horas todos os dias.

Para garantir que as plantas de Tomate cresçam e não sejam finas, mantenha as plantas jovens a apenas alguns centímetros das luzes fluorescentes. Você precisará levantar as luzes (ou abaixar as plantas) conforme as mudas cresçam. Quando estiver pronto para plantá-las fora, escolha a parte mais ensolarada de sua horta para plantá-las.

Coloque um Ventilador Perto de Suas Mudas:

As plantas de Tomate precisam se mover e balançar na brisa, para desenvolver hastes fortes. Isso acontece naturalmente ao ar livre, mas se você começar a Plantar Tomate em Casa, precisará fornecer algum tipo de circulação de ar. Crie uma brisa girando um ventilador sobre eles por 5 a 10 minutos, duas vezes por dia. Essa pequena quantidade de tempo fará uma grande diferença.

Outra opção é para “irritar” as plantas de Tomate, esfregando suavemente a mão para trás e para frente em seus topos por alguns minutos. Você precisará fazer isso várias vezes ao dia. É um pouco mais de esforço, mas o cheiro maravilhoso de Tomate vai beneficiar você, como um bônus.

Pré-aqueça o Solo de sua Horta: 

Tomates adoram calor. Eles não vão realmente começar a crescer até que as temperaturas do solo e do ar permaneçam quentes. Você pode acelerar as coisas no solo cobrindo a área de plantio com plástico preto ou vermelho algumas semanas antes de plantar. Esses graus extras de calor do solo se traduzirão em tomates anteriores.

Você pode levantar o plástico antes de plantar, mas algumas pesquisas sustentam que a cobertura de plástico tem o benefício adicional de aumentar o rendimento do Tomate.

Enterre o Caule das Mudas de Tomate:

Enterre o caule da muda de Tomate, para uma planta mais forte. Plante suas mudas de Tomate mais fundo do que eles vêm no pote. Quando plantados desta forma, os tomates são capazes de desenvolver raízes ao longo de suas hastes. E mais raízes produzirão uma planta mais forte.

Você pode cavar um buraco profundo ou simplesmente cavar uma vala rasa e colocar a planta de lado. Ele se endireitará rapidamente e crescerá em direção ao sol. Apenas tome cuidado para não enfiar sua estaca de Tomate ou gaiola na haste enterrada.

Use Plastico:

Se você não vai deixar a cobertura de plástico no solo, adie-a e deixe a cobertura até que o solo tenha a chance de aquecer. Enquanto o plástico conserva a água e evita que as doenças do solo espalhem pelas plantas, se você a colocar cedo demais, também irá sombrear e resfriar o solo.

Como os tomates amam o calor, permita que o sol aqueça o solo na primavera. Quando as temperaturas permanecerem quentes, tanto durante o dia quanto à noite, você pode adicionar uma camada de cobertura para reter a umidade.

Remova Folhas das Plantas:

Uma vez que suas plantas de Tomate atingem cerca de 3 m de altura, remova as folhas da parte inferior do pé. Estas são as folhas mais antigas e geralmente são as primeiras folhas a desenvolver problemas de fungos. À medida que as plantas são preenchidas, as folhas inferiores recebem a menor quantidade de sol e fluxo de ar.

E estando perto do chão, os agentes patogênicos nascidos no solo podem facilmente espirrar sobre eles. Removê-los ajuda a prevenir doenças fúngicas. Pulverizar semanalmente com chá de compostagem também parece ser eficaz para afastar doenças causadas por fungos.

Remova Ramos Improdutivos:

Remova os ramos que se desenvolvem na articulação entre dois ramos. Eles não dão frutos e tiram energia do resto da planta. No entanto, vá fácil na poda do resto da planta.

Você pode retirar algumas folhas para permitir que o sol atinja a fruta madura, mas são as folhas que estão fazendo a fotossíntese e criando os açúcares que dão sabor aos seus tomates. Menos folhas significarão menos tomates doces.

Regue Regularmente:

Regue profundamente e regularmente enquanto os frutos estão se desenvolvendo. Regar de forma irregular leva a flor apodrecer e rachar. A regra geral é garantir que suas plantas consigam pelo menos 1 polegada de água por semana, mas durante períodos quentes e secos, elas podem precisar de mais.

Se suas plantas começarem a murchar durante a maior parte do dia, dê-lhes água. Uma vez que a fruta começa a amadurecer, você pode aliviar a rega. Diminuir a água irá convencer a planta a concentrar seus açúcares, para melhor sabor.

Não retenha tanto a água que as plantas continuamente murcham e ficam estressadas, ou elas derrubam suas flores e possivelmente suas frutas.

Florescimento e Colheita:

Muitas hortas ficam à mercê do clima, mas às vezes podemos ajudar. Existem dois tipos de plantas de Tomate. Determinados tomates atingem uma certa altura e, em seguida, definem e amadurecem seus frutos ao mesmo tempo, fazendo uma grande quantidade disponível quando você está pronto para fazer um molho.

Estes tendem a começar a florescer bastante cedo na estação e não deve ser um problema fazê-los frutificar, a menos que as condições climáticas sejam desfavoráveis ​​e causem uma condição apropriadamente chamada de gota de flor.

Aqueles tomates grandes e suculentos que todos nós desejamos, crescem em plantas indeterminadas. Isso significa que as plantas continuam crescendo mais altas. (Os tomates são, na verdade, trepadeiras que nós apostamos e crescemos como plantas eretas.)

Tomates indeterminados alcançam o sol. Eles gostam de crescer alto antes de começar a dar frutos. Portanto, não se assuste se os seus tomates parecerem saudáveis ​​e exuberantes, mas não florescerem no primeiro ou segundo mês no jardim.

Se você for impaciente, beliscar as pontas das hastes principais no início do verão incentivará os tomates indeterminados a começar a colocar sua energia no florescimento. Este é também um truque útil para o final do verão, quando você quer que os últimos tomates se apressem e amadureçam.

Vídeo de Como Plantar Tomate em Casa:

Receitas de Tomate:

Receita de Molho de Tomate:

INGREDIENTES:

  • 800 gramas de Tomate pelado, inteiro, em lata
  • 300 gramas de cebola
  • 2 dentes de alho
  • Azeite, sal e pimenta a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Refogar num tacho a cebola e o alho picado.
  • Juntar os tomates pelados a 400 ml. de água.
  • Cozinhar por cerca de 20 minutos depois de levantar fervura.
  • Triturar o molho com uma batedeira elétrica ou liquidificador.
  • Temperar a gosto com sal e pimenta preta

Receita de Tomate Recheado:

Para preparar essa receita você vai precisar de, pelo menos, quatro tomates grandes. Comece os lavando e cortando a ‘tampa’ da fruta, descartando as sementes. Coloque um pouco de sal no interior e os vire de cabeça para baixo sobre uma superfície até que toda a água escorra.

receitas com tomate
Receitas com Tomate

Para rechear, vamos sugerir brócolis e palmito, mas você pode escolher os ingredientes que preferir. Coloque 100 gramas de palmito em conserva distribuídos entre os tomates. Repita com pequenos pedaços de brócolis. Cubra com queijo cottage (ou o de sua escolha), azeite, salsinha, pimenta do reino e orégano.

Cubra tudo com a ‘tampa’ do Tomate e leve ao forno por 50 minutos ou até que os brócolis fiquem cozidos. Que delícia!

Receita de Tomate Seco:

INGREDIENTES:

  • 5 kg de Tomate maduro lavado
  • 1 xícara de Açúcar
  • 1 xícara de Sal
  • 1 xícara de Azeite
  • Pimenta do reino
  • Orégano

MODO DE PREPARO:

  • Lave os tomates, corte ao meio e retire as sementes.
  • Revista uma assadeira com papel manteiga, coloque os tomates , polvilhe com açúcar e leve ao forno a 180ºC por duas horas.
  • Retire do forno, deixe esfriar, regue com o azeite e polvilhe com a pimenta do reino e o orégano. A sua receita de Tomate seco está pronta! Conserve na geladeira. Aproveite este Tomate para fazer uns folhados de Tomate seco, ficam deliciosos!

Receita de Caldo de Tomate:

INGREDIENTES:

  • 2 tomates sem pele e sem grainhas
  • 1 litro de água gelada
  • 1 dente de alho ralado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre de champanhe
  • Sal e pimenta a gosto
  • 50 gramas de pepino sem grainha e sem casca cortado em cubos pequenos
  • 50 gramas de Tomate sem pele e sem grainhas cortado em cubos pequenos
  • 50 gramas de pimentão verde sem sementes cortado em cubos pequenos
  • 50 gramas cebola doce picada fina
  • Fatias finas de pão torrado

MODO DE PREPARO:

  • Para fazer o caldo, comece por misturar o puré de Tomate com o alho ralado, sal e pimenta, azeite e vinagre.
  • Dividir em quatro pratos e cobrir com 250 ml de água gelada em cada.
  • A cobertura fica concluída quando colocar no centro do caldo os vegetais aos cubos e desenhar em volta um fio de azeite.
  • Polvilhe com orégãos secos e sirva com as torradas.

Sou formado em Botânica e Ciências das Plantas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.