Frutas

Tomate – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios

Por Alan costa, em 24/10/2018 (atualizado em 21/02/2019)

Tomate – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios que todo precisam conhecer. Além disso, o Tomate é repleto de nutrientes que ajudam a beneficiar nossa saúde. É geralmente classificado como um vegetal, mesmo que tecnicamente seja uma fruta.

Os tomates não só adicionam sabor à sua comida, mas também beneficiam a sua saúde devido à presença de nutrientes essenciais. Ele cresce em grupos de tamanho pequeno a moderado, possui uma coloração que varia do verde ao vermelho, quando está maduro e tem um formato arredondado. A carne deste vegetal é macia e rosada e tem um sabor doce.

tomate para que serve

É uma parte pertinente da culinária de diferentes culturas em todo o mundo e particularmente na região do Mediterrâneo. Os tomates são originários do Equador, Chile, Bolívia e Peru e eram cultivados pelos astecas e incas já em 700 D.C, mas não chegaram à Europa até o século XVI.

Europeus acreditavam inicialmente que os tomates eram venenosos, assim as plantas foram usadas principalmente para decoração, até que foram incorporados em pratos espanhóis e italianos nos séculos 17 e 18. Nós do Horta em Casa, trouxemos para você tudo sobre os tomates, confira.

Conteúdo:

O que é Tomate:

O Tomate é uma fruta versátil mais conhecido como um vegetal. E embora possa haver alguma confusão sobre o que é, as pessoas não parecem ter qualquer problema em encontrar e usar este ingrediente alimentar popular.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), uma pessoa em média come cerca de 18 libras de tomates por ano, e essas calorias de macarrão, pizza e ketchup não são desperdiçadas.

Além de contribuir para uma dieta saudável para o coração, ajuda a proteger o corpo de uma variedade de cânceres, o Tomate é um vegetal flexível (ou fruta, se você quiser ser técnico) que é viável economicamente e ainda ajuda emagrecer.

para que serve o tomate

Valor Nutricional do Tomate:

Os tomates são ricos em carboidratos e em algumas fibras, mas são mais conhecidos pelo seu conteúdo vitamínico e mineral que inclui cálcio, magnésio, beta-caroteno (que se transforma em vitamina A quando consumido), vitaminas C e E, algumas vitaminas B e vitamina K.

Para que Serve o Tomate:

O Tomate é bastante utilizado como alimento e tempero, porém não só adiciona sabor à sua comida, mas também beneficia a sua saúde devido à presença de nutrientes essenciais. O tomate é um superalimento delicioso e versátil carregado com antioxidantes e numerosas vitaminas.

Não importa se você chamar os tomates de frutas ou vegetais (embora sejam definitivamente frutas). Pelo menos 1 das 3.000 espécies deste superalimento deve entrar na sua dieta. Aqui estão os 10 principais benefícios para a saúde do Tomate.

Benefícios do Tomate:

Favorece a Saúde do Coração:

Este é um dos Benefícios do Tomate mais procurados. O consumo de Tomate é bom para o coração devido à presença de fibra, colina, vitamina C e potássio. A manutenção de uma alta proporção de potássio para sódio é fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares.

Previne o Câncer:

O tomate é um lutador natural contra o câncer. O licopeno presente no Tomate pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, do colo do útero, da boca, da faringe, da garganta, do esôfago, do estômago, do cólon, do reto, da próstata e do ovário.

Melhora a Visão:

Os tomates podem melhorar sua visão. A vitamina A fornecida pelos tomates pode melhorar a visão e ajudar a prevenir a cegueira noturna. Pesquisas recentes mostram que o consumo de tomates pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular.

Aumenta a Imunidade:

Os tomates são ricos em muitas vitaminas anti-oxidantes, como C e E, que reforçam a força do sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos.

tomate

Fortalece os Ossos:

Ao pensar nos ossos e em sua preservação, os tomates não são a primeira coisa que vem à mente. E enquanto não estamos atrás de seus níveis de cálcio ou magnésio, seus níveis de licopeno são extremamente benéficos para prevenir danos oxidativos nos ossos.

Ajuda a Perder Peso:  

Os tomates possuem baixo teor calórico, o que os tornam o acompanhamento perfeito para dietas com restrição calórica. Sinta-se à vontade para comer o quanto quiser, pois é improvável que você ganhe peso ou experimente efeitos adversos por comer muito.

Previne Cálculos Renais:

Estudos mostram que alimentos ricos em antioxidantes podem prevenir a formação de cálculos renais, o que torna o Tomate uma escolha ideal para manter a saúde renal.

Previne Pedras nos Rins:

A adição de tomates sem sementes à sua dieta foi comprovada em alguns estudos para reduzir o risco de pedras nos rins.

Maneiras Fáceis de Consumir o Tomate:

  • Adicione tomates fatiados a sanduíches.
  • Pique os tomates em salada (deixe-os à temperatura ambiente, se possível).
  • Use marinara ou molhos de tomate (enlatados, cozidos ou caseiros) em massas; isso pode ser uma grande poupança de calorias quando você trocar molhos cremosos por molhos à base de tomate.
  • Beba suco de tomate ou suco de vegetais com tomates.
  • Consuma ovos mexidos com tomate grosseiramente picado ou adicione-os a seu taco no café da manhã.
  • Coma tomates como um lanche no meio da tarde (meu pai costumava comê-los como uma maçã – mas você pode usar garfo e faca).
  • Faça um sanduíche de tomate – este é um sanduíche em que a estrela é o tomate. O molho clássico para este sanduíche é a maionese, mas eu conheço algumas pessoas que gostam de tomates e mostarda.
  • Adicione tomates enlatados ou ensopados a sopas e ensopados, como sopa de legumes ou ensopado de carne.
  • Sirva tomates cozidos sobre uma batata assada (também é excelente em purê de batatas).
  • Faça a sua própria salsa com muito tomate fresco – a salsa é um ótimo substituto para molhos de salada com muita gordura, além de ser saborosa em carnes, peixes e ovos.
Efeitos Colaterais do Tomate

Malefícios do Tomate:

Devido à sua natureza ácida, o consumo excessivo de tomate pode causar refluxo ácido. Além disso, os tomates não cultivados organicamente, podendo ter altos níveis de resíduos de pesticidas. Os tomates contêm potássio e altos níveis de potássio no sangue podem prejudicar a função renal. Por isso, é aconselhável consumir tomates com moderação.

Sair da versão mobile