Vegetais

Ruibarbo: 14 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios

Por Alan costa, em 18/01/2021

Já ouviu falar de uma planta chamada ruibarbo? Certamente sua avó sabe de que planta estamos falando, ela é usada para uma variedade de coisas, servindo também para o preparo de receitas como para remédios caseiros. Além disso, os remédios preparados para fins medicinais a partir dessa planta são muitos benéficos a saúde.         

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Os 14 Benefícios do Ruibarbo, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios:

Conteúdo:

O que é o Ruibarbo?

Ruibarbo

Ruibarbo é uma planta que é conhecida por seus caules cor rosa e pelas suas suculentas folhas comestíveis. Essa erva perene é nativa da Sibéria.

No entanto, também estende-se através da Europa e América do Norte. O ruibarbo é na verdade um vegetal, extremamente amargo no sabor, mas também possui um sabor um pouco doce.

Agora que você sabe o que é o ruibarbo, você vai querer saber se essa planta tem alguma propriedade benéfica para a saúde. Saiba que o ruibarbo é uma planta herbácea com folhas e hastes bastante carnudas e por causa disso, é considerado como um vegetal, portanto, pode ser usado na cozinha.

Se você está lutando com a perda de peso e em uma busca constante por alimentos nutritivos, de baixa caloria, então sua busca termina aqui. Ruibarbo pode ser o componente perfeito em seus planos de dietas para perda de peso.

A planta de coloração rosa vermelha muitas vezes é tratada como uma fruta. Ela compartilha uma estreita semelhança com o aipo e ainda é utilizada em receita de preparações de bolos deliciosos.

Suas hastes podem também ser comidas cruas. Ruibarbos são maravilhosas fontes de vitamina C e minas de vários minerais, incluindo cálcio, ferro, potássio e manganês, para citar alguns.

Além das propriedades já citadas, o ruibarbo também age como um laxante natural delicado. A presença de fibras dietéticas o torna uma opção de deita desejável para aqueles que estão buscando a perda de peso.

Ruibarbo oferece um buquê de benefícios e incluí-lo em sua dieta pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde ambiciosos.

Quanto a forma de consumo de ruibarbo, essa é uma planta muito versátil na cozinha e pode ser usada em preparações doces e salgadas.Uma vez que é rico em muitos dos nutrientes benéficos, também é popular na medicina, para ser mais preciso, na farmácia para fazer remédios naturais.

Entre os nutrientes benéficos que fazem parte da composição do ruibarbo, podemos citar as vitaminas K, A, B6, C e E, fibras, carboidratos, proteína, riboflavina e muitos mais.

Valor Nutricional do Ruibarbo:

talos do ruibarbo

O Ruibarbo é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja qual a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas dessa erva.

  • Energia 21 kcal;
  • Hidratos de carbono 4.5 gr;
  • Fibra 1,8 g;
  • Água 93,61 g;
  • Proteína 0g;
  • Vitamina A IU 102;
  • Vitamina C 8,0 mg;
  • Vitamina K 29,3 µ g;
  • Vitamina B – 9 7 µ g;
  • Cálcio 86 mg;
  • Potássio 288 mg;
  • Magnésio 12 mg;
  • Fósforo 14 mg;
  • Sódio 4 mg;
  • Selênio 1,1 µg.

Benefícios do Ruibarbo:

Benefícios do Ruibarbo

Conheça os principais benefícios do Ruibarbo para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

1. Auxilia na Perda de Peso:

Sendo um vegetal como baixas calorias e rico em fibras, o consumo regular pode auxiliar na dietas das pessoas que estão buscando perder peso.

2. Fonte de Vitamina K:

Pessoas com deficiência de vitamina K podem sofrer com quadros de hemorragias, podendo até mesmo ser levadas a óbito. Contém uma boa quantidade de vitamina K, aproximadamente 37 mcg em um copo. Esta vitamina é essencial para o início do processo de coagulação no caso de ferimentos com sangramento.

3. Melhora a Visão:

A variedade de Ruibarbo vermelho contém uma quantidade impressionante de flavonoides polifenólicos, incluindo zeaxantina, betacaroteno e luteína, em comparação com as variedades verdes. Estes nutrientes são convertidos em vitamina pelo organismo. Portanto, a ingestão regular de ruibarbo vermelho ajuda a melhorar a sua visão ao retardar o aparecimento de várias doenças oculares.

4. Previne o Câncer:

Ruibarbo é equipado com antioxidantes numa quantidade em excesso. Tem o potencial de reduzir os radicais livres que causam danos celulares que levam ao câncer.

O consumo regular de ruibarbo cozido pode prevenir o aparecimento de câncer de pulmão e cânceres da cavidade oral em pessoas que consomem tabaco, já que esse contém agentes cancerígenos. Mas lembre-se que o ruibarbo deve ser evitado em pacientes com hormônio sensível.

5. Elimina a Constipação:

Uma dose diária de 25 gramas de fibra dietética é necessária para garantir os movimentos naturais do intestino.

Contém 9% da dose diária recomendada (RDA) de fibra dietética. Você pode incluir em sua dieta para regular os movimentos intestinais.

A ampla presença de fibra no ruibarbo pode agir como um laxante natural delicado. Esta é a razão do porquê o ruibarbo é conhecido como um remédio eficaz para combater a constipação.

6. Promove a Saúde do Cérebro:

A vitamina K presente nesse vegetal também é bastante importante para  a manutenção da saúde do cérebro. Essa vitamina é conhecida por desempenhar um papel central na prestação de alívio para pessoas que sofrem de doença de Alzheimer.

O uso regular dos caules é conhecido também por melhorar a memória e retardar o aparecimento da demência.

7. Alivia os Sintomas da Menopausa:

Benefícios do Ruibarbo

As mulheres na menopausa passam por várias desordens físicas e emocionais, como sudorese noturna excessiva e ondas de calor. Além disso, aumenta o risco de osteoporose também durante este período. Nesse caso, por ser rico em cálcio, ajuda a aliviar alguns destes sintomas da menopausa.

8. Reduz os Níveis de Colesterol:

Caule de ruibarbo é bem conhecido pela rica presença de fibras e galoilo éster, uma inibição química do colesterol. Portanto incluir o ruibarbo na dieta ajuda a manter um coração saudável, controlando os níveis de colesterol.

9. Estabiliza a Coagulação do Sangue:

O aumento do nível de viscosidade, fator de coagulação do sangue,  pode causar acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda, bem como outras doenças cardiovasculares críticas.

Ruibarbo é conhecido por baixar os níveis de viscosidade do sangue, portanto protege o organismo contra esses problemas de saúde.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Com o aumento da poluição, níveis insalubres de estresse e estilo de vida desumano, o sistema imunológico do corpo é afetado drasticamente.

É uma fonte natural de vitamina C, que aumenta os níveis de imunidade no corpo, isso irá prevenir resfriados, gripes e outras infecções.

11. Controle da Diabetes Tipo 1:

Ruibarbo é uma fonte natural de manganês que tem potencial para regular os níveis de açúcar no sangue. Portanto, é recomendável para diabéticos. Incluir este tronco vermelho em sua dieta diária irá manter o controle dos seus níveis de açúcar no sangue.

12. Controla a Pressão Arterial:

A ingestão diária de ruibarbo fresco ajuda a manter a pressão arterial em níveis controlados. Isto protege contra qualquer doença coronariana e cardiovascular.

13. Para os Ossos e Dentes Saudáveis:

O vegetal também é capaz de manter seus dentes e ossos saudáveis por ser rico em cálcio. Além disso, a ampla presença de vitamina K no ruibarbo ajuda na formação e no fortalecimento dos ossos.

14. Saúde do Coração:

Ruibarbo é pobre em sódio e gordura saturada, o que torna-o uma excelente escolha de vegetais para as pessoas que sofrem de doenças relacionadas com o coração.

Confira no vídeo outros Benefícios do Ruibarbo para Saúde!

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Ruibarbo:

Assim como outros alimentos naturais que listamos nesse site, o Ruibarbo também possui algumas contraindicações.

Logo, ele é contraindicado para gravidas, mulheres que estão amamentando ou que estão no período menstrual e também para crianças. Além desses, pessoas com problemas renais também devem evitar esse alimento.

Somando a isto, as folhas são ricas em ácido oxálico, um composto que quando estar presente em grande quantidade no organismo pode causar sérios problemas a saúde e até mesmo a morte.

Observação: 

Se o ruibarbo for armazenado no congelador, o ácido oxálico pode migrar das folhas para o caule, podendo causar problemas para quem for consumi-lo. Nesse caso, lembre-se de armazenar em temperatura ambiente ou sob refrigeração leve.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los.

Além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Ruibarbo : Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Ruibarbo confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Ruibarbo em Casa.

Sair da versão mobile