Frutas

Morango – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios

Por Alan costa, em 23/10/2018 (atualizado em 21/02/2019)
morangos

Morango – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios isso e muito mais você irá conhecer a partir de agora em nosso site Horta em Casa. Além do mais, o Morango é uma fruta rica em fibras, aromática, maravilhosamente doce e repleta de vitaminas e antioxidantes. Existem 103 espécies e subespécies distintas de plantas de Morango.

Benefícios do Morango

A alta temporada para morangos é tipicamente de abril a junho, mas em geral, você pode obter morangos durante todo o ano. Você também pode comprá-los congelados.

Conteúdo:

O que é Morango?

Também chamado de Morango do jardim, esta fruta pertence ao gênero Fragaria. Este é bastante popular por seu aroma característico, cor vermelha brilhante, doçura e a textura suculenta.

E é um ingrediente importante em sucos, tortas, sorvetes, chocolates e milkshakes. É por isso que amamos morangos.

Propriedades Nutricionais:

Os Morangos são frutas volumosas, contendo poucas calorias e carboidratos em uma grande porção. Uma xícara de morangos contém apenas 49 calorias e fornece 3 gramas de fibra e apenas 12 gramas de carboidratos, resultando em 9 gramas de carboidratos líquidos. O Morango possui mais fibras insolúveis do que fibras solúveis.

O Morango tem um baixo índice glicêmico, com IG de 40. O índice glicêmico de um alimento é uma indicação de quanto e quão rápido um alimento aumenta o açúcar no sangue.

Ele também tem uma carga glicêmica baixa de 1,5, que leva em conta o tamanho da porção. Estes indicadores mostram que os morangos devem ter pouco efeito sobre sua glicose no sangue ou resposta à insulina.

Para Que serve?

O Morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que Possuem outros Benefícios Para a Saúde tais como:

  • Combater o envelhecimento da pele;
  • Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Melhorar a capacidade mental;
  • Prevenir o câncer;
  • Ajudar a combater inflamações.

Além disso, o Morango também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a “zeaxantina“, uma substância importante para a saúde dos olhos.

Benefícios do Morango:

Os Morangos são ricos em fibras, vitamina C, potássio e antioxidantes, como antocianinas e quercetina. Quantidades adequadas de fibras insolúveis podem ajudar a manter a saúde intestinal. Uma dieta rica em potássio pode ajudar na prevenção de pressão alta e doença cardíaca isquêmica.

Benefícios do Morango para saúde

A quercetina, um flavonoide encontrado nos morangos, pode ter efeitos na redução da inflamação, pressão arterial e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

As antocianinas são pigmentos vegetais que fornecem a cor vermelha aos morangos. Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem revelar-se importantes para a saúde.

Os benefícios para a saúde podem vir da ingestão de frutas e legumes em sua forma natural, em vez de tentar isolar vários compostos como suplementos.

De acordo com as Diretrizes Dietéticas dos EUA para os americanos, a maioria das pessoas deve dobrar o consumo de frutas e vegetais para reduzir o risco de doenças crônicas e manter um peso saudável.

Qual a Melhor Forma de Consumir o Morango?

O Morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Se for cortar o Morango, consuma imediatamente, pois quando seu interior entra em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do Morango se perdem.

Suco de Morango

Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente também, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão presentes.

Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. O Morango pode ser consumido em saladas ou em pratos de sobremesas.

A dica que nós do Horta em Casa lhe damos, é consumir morangos orgânicos sempre que puder. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o Morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.

Malefícios do Morango:

O consumo do Morango não tem contraindicação, mas se consumido em excesso pode piorar os casos de pedra nos rins, devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o Morango pode causar irritação no intestino e piorar o quadro de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

Sair da versão mobile