Ervas

Mastruz: 5 Benefícios, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios

Por Alan costa, em 16/01/2021

Mastruz é muito popular na medicina tradicional, aqui mesmo no Brasil ela é bastante conhecida e utilizada em muitas receitas para fins medicinais.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre Os 5 Benefícios do Mastruz, Informação Nutricional, Receitas e Malefícios.

Conteúdo:

O que é o Mastruz?

Mastruz

O Mastruz, Mastruço ou Erva-de-santa-maria é uma erva cujo nome cientifico é Dysphania ambrosioides, O mastruz é uma planta medicinal também conhecida como santa maria, lombrigueira, grama shadscale, ambrosina ou mentruz.

É uma planta amplamente utilizada, como óleos essenciais, contêm propriedades vermífugo, antibiótico, antifúngico, digestivo, antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante, então é amplamente utilizada no tratamento de doenças como bronquite ou pé de atleta, por exemplo.

Esta planta,cresce espontaneamente nos quintas ao redor de casas, tem as folhas em tom verde-escuras, longas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e  de cor esbranquiçadas, tem odor forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento.

O mastruz pode ser comprado em alguns mercados ou  em lojas de alimentos naturais, em sua forma natural ou em folhas secas. O mastruz  tem características ímpares e representa um grande tesouro medicinal em nossas vidas.

Os benefícios do mastruz são muitos, pois possui propriedades anti-inflamatórias, aromáticas, antifúngicas, antimicrobianas, antivirais, curativas, digestivas, expectorantes, anestésicas e sedativas, sendo útil em muitos ramos da medicina natural.

Muito facilmente encontrados, os óleos essenciais podem ser usados para aumentar os benefícios do mastruz, já que podem produzir um composto altamente concentrado, sendo ideal para uso em ferimentos domésticos e outras feridas.

O uso desta planta deve ser feito tendo em conta a sua utilização por via oral (sob a forma de chá) ou externo (cataplasma). Como alternativa, adquira seu óleo concentrado, caso não consiga encontrar folhas in natura, além disso, outra alternativa é plantar essa erva.

Para fazer o chá de mastruz serão necessários 3 a 4 folhas da planta, que devem ser fervidas imersa por 10 minutos em água. Passado o tempo, basta coar e beber. A ingestão deve ser feita uma vez por dia.

Para aplicação externa, é necessário marinar a mesma quantidade de folhas com um óleo de pele ou mesmo com um pouco de leite, só para umedecer as folhas e ajudar extrair sua essência. Assim, ao ser aplicado na ferida ou em qualquer outro processo inflamatório deve ser apanhado com uma atadura ou faixa de pano, além disso, ao fazer o curativo com mastruz você deve esperar um certo tempo, para em seguida remover com água.

Para que Serve o Mastruz:

mastruz

As propriedades de mastruz são amplamente utilizadas para situações tais como:

  • Tratamento de vermes devido a sua ação antiparasitária;
  • Eliminação de infecções bacterianas ou fúngicas, uma vez que tem um efeito antisséptico;
  • Combate problemas digestivos, aumentando o suco gástrico;
  • Combate a prisão de ventre, por aumentar a secreção e contratilidade intestinal;
  • Tem ação anti-inflamatória e antirreumática;
  • Tem efeito expectorante sobre doenças respiratórias, porque estimula a circulação dos brônquios e elimina muco e secreção.

Além disso, pode ser passado na pele, devido a sua ação emoliente, que ajuda na cicatrização de feridas e acalma a irritação da pele, sendo que ainda serve como repelente contra insetos.

Ele também pode ser usado como uma compressa, para aliviar inflamações causadas por contusões ou choque.

Valor Nutricional do Mastruz: 

O Mastruz é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja quais são os nutrientes que você poderá está ingerindo a fazer uso do mastruz.

  • Cálcio,
  • Fósforo,
  • Ferro,
  • Potássio,
  • Zinco
  • Vitaminas de complexo B
  • Vitamina C;
  • Fibras dietéticas;
  • Compostos antioxidantes;
  • Cobre, etc.

Propriedades: 

  • Anti-inflamatória,
  • Antiviral,
  • Aromática,
  • Antisséptica,
  • Cicatrizante,
  • Diurética,
  • Estimulante,
  • Purgante,
  • Sedativa,
  • Sudorífica,
  • Tônica e
  • Vermífuga.

Benefícios do Mastruz: 

Benefícios do Mastruz

Conheça os principais benefícios do Mastruz para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

1. Fortalece as Defesas Imunes:

Uma das principais razões para o aumento do consumo é que é um grande aliado no fortalecimento das defesas imunitárias do organismo. O que isso significa?

Aqueles que consomem esta planta, especialmente crianças e pessoas idosas, que naturalmente têm o organismo mais frágil, tornam-se menos suscetíveis à ação de várias doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Isso é possível porque é muito rico em vitamina C, uma das substâncias que colaboram mais para evitar a gripe, constipações, infecções, etc.

2. Ajuda a Tratar Doenças Respiratórias:

Outro benefício importante do mastruz é o papel que desempenha no tratamento de doenças respiratórias como a asma, bronquite, sinusite e também gripes e resfriados.

Esta planta batida com leite é muito eficaz na eliminação de secreções (catarro) destas doenças, fazendo com que o corpo se recupere mais rápido.

3. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Isso ocorre porque mastruz é rico em óleos essenciais que estimulam a regeneração dos tecidos da pele, esta planta é de grande valor para higienizar e curar feridas, sendo assim faz  com que a pele tenha uma rápida recuperação em caso de contusões causada por pancadas, quedas, cortes etc.

Vale ressaltar, ainda, que ao fazer a aplicação desta planta na pele, o chá ou infusão de mastruz deve estar na temperatura fria, evitando queimaduras.

4. Estimula a Digestão:

O consumo Regular estimula a produção de substâncias essenciais para o processo digestivo, especialmente para alimentos mais pesados ou gordurosos, como carnes e massas.

Em outras palavras, ingerir mastruz diminui a incidência de azia, má digestão e problemas de estômago em geral.

5. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Além de melhorar o trânsito intestinal, evitar episódios de prisão de ventre, constipação etc, esta planta contribui para eliminar as bactérias intestinais que causam vários tipos de infecções, ajudando a manter o equilíbrio da flora intestinal.

Confira no vídeo outros Benefícios do Mastruz para Saúde!

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Mastruz:

Mastruz

Embora esta planta oferece vantagens para a saúde, ela é contraindicada para: mulheres grávidas;
mulheres que estão amamentando; crianças (menores de 3 anos); pessoas que apresentam ou já teve uma reação alérgica.

Os efeitos colaterais incluem irritação na pele e membranas mucosas, dor de cabeça, vômitos, palpitações, danos ao fígado, náuseas e distúrbios visuais quando usado em doses elevadas.

O mastruz é uma erva medicinal que pode ser tóxica, portanto a orientação médica é necessária para definir a dose certa.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Mastruz: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Mastruz confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Mastruz em Casa. 

Sair da versão mobile