Como plantar

Como Plantar Tradescantia

Por Alan costa, em 03/02/2021
como plantar tradescantia

Como Plantar Tradescantia em casa é fácil, pois, a tradescantia é uma flor silvestre excepcional completamente diferente para o seu jardim, mas também são fáceis de cultivar e requerem poucos cuidados.

Estamos falando sobre a tradescantia, também chamadas de spiderworts. As flores de três folhas são geralmente azuis ou violetas, às vezes também rosa e brancas. Algumas variedades pertencem às plantas de interior.

tradescantia

Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa planta maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar tradescantia em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Perfil da tradescantia:

Família de plantas: Commelinaceae
Gênero: Tradescantia
Nomes triviais: aranha, lírio-aranha, planta com flor
Origem: América do Sul e Central
Espécie: Várias dezenas em todo o mundo
Planta: perene, herbácea (algumas espécies são suculentas)
Altura: 20 a 60 cm
Período de floração: maio a setembro
Flores: de três folhas em azul, violeta, rosa ou branco
Uso: Como planta de interior ou jardim (dependendo da espécie)
Folhas: caducas, pinadas duplas, opostas

A flor da tradescantia abre apenas por um único dia. Mas devido ao grande número de flores, isso geralmente não é percebido, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

Esta planta perene naturalmente agradável é popular por suas folhas decorativas, que, dependendo da espécie, pendem como um tufo de grama e suas flores de formas extraordinárias e freqüentemente cheirosas.

Alguns jardineiros pensam em plantas de interior, quando ouvem falar de tradescantia, outros pensam em plantas perenes de jardim – e ambos estão certos.

Algumas variedades são adequadas como plantas ao ar livre devido à sua robustez suficiente contra geadas; os outros adoram locais quentes e, portanto, são cultivados dentro de casa durante todo o ano.

Com espécies diferentes, os tradescantia são exclusivamente nativos do continente americano. Todos os representantes são considerados despretensiosos e florescem por muito tempo.

As ervas aranha florescem nas mais variadas variedades de cores e têm belas flores de três folhas com estames impressionantes – embora não pertençam às plantas perenes em flor.

Cuidados com a tradescantia:

Cuidar é muito simples. No entanto, é importante selecionar a variedade certa para o local certo. Existem incontáveis ​​números de tradescantia que não são resistentes e, portanto, apenas adequados como plantas de interior.

Variedades resistentes são o complemento perfeito para globeflowers e roxo loosestrife perto de um lago de jardim ou também adequado para o canteiro de jardim.

Variedades da tradescantia:

onde plantar tradescantia

Para tradescantia, você diferencia as espécies que requerem locais quentes durante todo o ano (plantas de interior) e aquelas que podem ser plantadas como perenes no jardim, pois são resistentes.

Plantas de interior: (não resistentes)

  • Blossfeldiana: espécies suculentas;
  • Discolor (tradescantia de folhas roxas);
  • Fluminensis (de flor branca, Rio-tradescantia);
  • Navicularis: variedade suculenta;
  • Pallida (Tradescantia de folha vermelha);
  • Sillamontana: ligeiramente suculenta.
  • Zebrina

Plantas de jardim: (resistentes)

  • Bracteata;
  • Pilosa;
  • Subaspera;
  • Virginia (Virginian tradescantia).

Como plantar tradescantia:

Tradescantia é capaz de crescer em quase todas as condições de luz. Somente o sol forte e a sombra total fazem com que as plantas perenes adaptáveis ​​se sintam desconfortáveis.

Para a maioria das plantas perenes ao ar livre, um lugar semi-sombreado com algumas horas de sol pela manhã ou à noite é o ideal.

  • Cultivo ao ar livre: fora do sol a meia sombra;
  • Cultivo interno: claro, sem sol direto do meio-dia;
  • As plantas de interior requerem temperaturas em torno de 20 graus Celsius durante todo o ano.

As plantas de interior preferem especialmente condições de muita luz sem sol direto do meio-dia. Eles se sentem particularmente bem em uma janela leste ou oeste ou também em uma janela sul atrás de uma cortina.

Solo:

O solo deve ser rico em húmus e nutrientes. Uma boa drenagem é tão importante quanto a condição do solo para armazenar umidade. O tradescantia prefere um solo ligeiramente úmido que não tende a encharcar.

  • Úmido;
  • Rico em nutrientes;
  • Ligeiramente ácido a neutro;
  • Boa permeabilidade;
  • Úmido fresco.

São mais adequadas para o cultivo em áreas costeiras ao redor de lagoas de jardim e riachos ou também para plantar abaixo de arbustos onde o solo é sombreado durante o meio-dia, mas onde há luz solar suficiente no resto do tempo.

Local:

Se a tradescantia for cultivada dentro ou em um vaso na varanda ou terraço, o solo de jardinagem convencional geralmente não é o substrato adequado.

As plantas crescem muito melhor em uma mistura de uma variedade de componentes orgânicos e minerais, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

Dessa forma, as plantas ficam mais saudáveis, com floração de longo prazo e ficam mais protegidas de doenças ou infecções de pragas.

Além do solo de húmus convencional para jardinagem, os seguintes componentes devem ser incluídos.

Período de plantio da tradescantia:

Tradescantia pode ser adquirida como planta no centro de jardinagem ou também pode ser cultivada a partir de sementes.

Já os tradescantia pré-cultivados não são plantados no canteiro antes da última geada de meados de maio ou, alternativamente, do final de setembro ao início de outubro.

Se você deseja cultivar o excepcional tradescantia a partir de sementes por conta própria, você deve semeá-las cerca de oito semanas antes do plantio (meados de março).

A semeadura na primavera também é adequada para plantas de interior, uma vez que as condições de luz lá são ótimas para o crescimento.

Plantar tradescantia em vasos:

Todas as tradescantia podem ser mantidas como culturas de interior, mas as espécies que não toleram geadas e, portanto, requerem temperaturas quentes todo o ano, são especialmente predestinadas.

As plantas também podem passar alguns dias ou semanas em um local abrigado do lado de fora quando o tempo está quente.

Todas as panelas devem ser equipadas com furo de drenagem, para que o excesso de água possa ser liberado, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

O pote é preenchido com uma camada de areia ou argila expandida para formar uma boa drenagem. Você deve usar apenas um substrato de alta qualidade ou uma mistura de substratos de fabricação própria, a fim de fornecer à planta os pré-requisitos ideais para um bom começo.

Como regar a tradescantia:

Tradescantia gosta um pouco mais úmido, mas não molhado. Portanto, você deve derramar suas plantas regularmente, especialmente aquelas que crescem em vasos. Um teste rápido do polegar pode ser feito para determinar se o substrato ainda está úmido o suficiente.

Se a camada superior do solo já secou, ​​a tradescantia precisa de água. O excesso de água deve ser removido do pires após alguns minutos para evitar o encharcamento.

As plantas ao ar livre requerem água adicional apenas quando há períodos mais longos de seca. Uma camada de cobertura morta protege o solo de secar muito rápido, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

Espécies suculentas, como navicularis ou sillamontana, são irrigadas com um pouco mais de moderação, mas também não devem secar por muito tempo. É melhor despejar assim que o substrato estiver seco na metade.

Fertilizante:

como plantar tradescantia

As plantas de cama podem ser fornecidas com nutrientes para toda a estação, adicionando composto na primavera. Como alternativa, também é possível misturar o solo com algumas aparas de chifre.

Plantas em vasos ou plantas de interior são fertilizadas com algum fertilizante líquido via água de despejo a cada quatro semanas durante o período de crescimento entre abril e agosto.

Corte da tradescantia:

As tradescantias que crescem por dentro não precisam ser cortadas. No entanto, a planta tolera ser encurtada o ano todo, caso tenha crescido muito alto ou irregular.

Mas mais de um terço do comprimento do rebento não deve ser reduzido. Se as partes desbotadas das plantas forem removidas regularmente, florescerá de forma perseverante e por muito tempo, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

As plantas de jardim, por outro lado, devem ser radicalmente cortadas uma vez por ano. Como a tradescantia se acalma no outono e as folhas murcham, todas as plantas superficiais podem ser cortadas cerca de 10 cm acima do solo.

Propagação da tradescantia:

Tradescantia pode ser propagada usando mudas ou sementes. O mais fácil é propagar dividindo as plantas perenes mais antigas.

Dividindo:

Como a tradescantia mostra um crescimento forte e rápido, ela deve ser dividida a cada três anos. Este rejuvenescimento não apenas apóia sua vontade de florescer, mas produz uma segunda planta ao mesmo tempo.

  • Época: da primavera ao outono;
  • Divida a bola de raiz com uma pá;
  • Cortar raízes mortas e partes de plantas;
  • Plante ambas as partes imediatamente;
  • Adicione um pouco de composto;
  • Poço de água.

Este método tem a vantagem de receber duas plantas com as mesmas propriedades por divisão. Uma propagação de origem única geralmente não é possível ao usar sementes coletadas pela própria pessoa. Além disso, as plantas já têm uma altura agradável.

Estacas:

Podem ser multiplicadas usando estacas terminais durante todo o ano. Para isso, corta-se um caule forte de cerca de 10 cm de comprimento.

No caso de plantas ao ar livre, a propagação por meio de estacas, obviamente, só é possível durante o período de vegetação, por isso, aprenda a forma certa de como plantar tradescantia.

  • Tempo: todo o ano (de preferência no início do verão);
  • Remova as folhas do terço inferior;
  • Coloque 6 a 8 mudas em um vaso;
  • Substrato: turfa e areia em partes iguais;
  • Umedeça o substrato ligeiramente;
  • Escolha um local claro (sem sol direto).

Quando o enraizamento ocorrer, o que é indicado pelo broto de novas folhas, as mudas podem ser separadas. A partir de então, as plantas jovens são tratadas e cultivadas da mesma forma que as tradescantia adultas.

Sementes:

As sementes maduras podem ser colhidas e semeadas. Entretanto, no caso de raças especiais (híbridos), é muito provável que as mudas não apresentem mais certas características do comércio original, como uma determinada cor de flor.

As sementes das plantas ao ar livre podem ser semeadas diretamente no exterior no outono ou em março. Garden tradescantia se propagam de forma confiável por meio de auto-semeadura, sem nunca se tornar invasivo e deslocar outras plantas.

  • Hora: meados de março (cultivo externo e pré-cultivo)
  • No caso de outdoor também no outono
  • Ao ar livre: linhas de semeadura com uma distância de cerca de 15 cm
  • Propagadores ou estufa interna
  • Substrato: solo de cultivo
  • Umedeça o substrato e polvilhe as sementes por cima
  • Tempo de germe: 10 a 20 dias

Doenças:

plantar tradescantia em casa

Além da facilidade de atendimento, a tradescantia seja cultivada dentro ou fora – tem outra característica agradável: quase nunca adoece.

Uma vez que erros no cuidado com as plantas, como seca e alagamento, são excluídos, a tradescantia quase nunca são diagnosticados com doenças. Se as variedades multicoloridas perdem a cor, é porque a planta fica muito escura.

Pragas:

No caso de plantas de interior, as pragas usuais como pulgões ou ácaros ocorrem em casos raros. Na fase inicial, podem ser lavados com água morna.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar tradescantia em casa.

Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar tradescantia em casa.

Sair da versão mobile