Como plantar

Como Plantar Salsa em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita

Por Alan costa, em 15/04/2019
Como Plantar Salsa

Como Plantar Salsa em Casa de uma maneira muito fácil seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita.  Além disso, a salsa ou salsinha é uma planta resistente que é adicionada a muitos pratos, tanto pelo seu sabor como para ser usada como um enfeite decorativo. A salsa na horta é uma planta muito atraente, pois possui características bem chamativas. Essa planta ainda é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Salsa é bianual, além de ser uma erva que pode ser cultivada em recipientes ou na horta e é normalmente obtida através de sementes.

Hoje o nosso Site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa erva maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantado em sua própria residência.

Como Plantar Salsa

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Salsa em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Valor Nutricional da Salsa:

A Salsa é uma fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja a lista de nutrientes que você estará ingerindo ao usar essa Hortaliça.

  • Umidade (%) 88,7;
  • Energia (kcal) 33;
  • Energia (kJ) 140;
  • Proteína (g) 3,3;
  • Lipídeos (g) 0,6;
  • Fibra (g) 5,7;
  • Cinzas (g) 1,9;
  • Cálcio (mg) 179;
  • Sódio (mg) 2,0;
  • Magnésio (mg) 698;
  • Manganês (mg) 1,88;
  • Fósforo (mg) 49;
  • Ferro (mg) 3,2;
  • Potássio (mg) 711;
  • Cobre (mg) 0,20;
  • Zinco (mg) 1,3;
  • Tiamina (mg) 0,12;
  • Riboflavina (mg) 0,15;
  • Piridoxina (mg) 0,47.

Benefícios da Salsa:

Conheça os principais benefícios da Salsa para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Contra o câncer:  a salsa é uma fonte de poderosos antioxidantes, um dos principais é uma composto chamado glutationa, que ajuda no combate ao câncer e no combate aos efeitos colaterais do mesmo.

Fortalece o Sistema Imunológico: a planta de salsa é capaz de prevenir gripes e envelhecimento precoce, devido seu teor de vitamina C e óleos essenciais, flavonoides, especialmente a luteolina.

Fonte de vitamina C: como dito no tópico anterior a planta fortalece o sistema imunológico, essa propriedade da salsa se deve a presença da vitamina C na erva, que além de proteger contra as doenças já citadas também tem propriedades antibacterianas.

Previne a anemia:  a salsa é uma rica fonte de ferro e ácido fólico, ambos essenciais para a prevenção da anemia, assim como para seu tratamento.

È Diurética: por isso combate a retenção de líquidos, ao aumentar o fluxo da urina, além disso, isso também ajuda contra a pressão arterial.

Veja no vídeo mais Benefícios da Salsa:

Agora que você está ciente da dimensão dos Benefícios da salsa, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar salsa em Casa.

Como Plantar salsa em Casa: 

Salsa é uma planta que precisa de luz, mas não a exponha direto a luz solar, desde que ao plantá-la em vaso basta colocar a planta perto de uma janela que receba luz solar várias horas por dia.

Plantio: 

A melhor maneira para cultivar a salsa, para que tenha sucesso é comprar as sementes e plantá-las. A boa notícia é que essa é uma planta que pode ser plantada em qualquer época do ano, embora  o plantio das sementes de inverno demoram mais tempo para germinar.

As sementes de salsa podem ser cultivadas dentro ou fora de casa. Você pode plantá-la, diretamente sobre o solo, ao final do verão ou início da primavera. Se o seu clima é muito frio, você pode semear diretamente na horta, assim como o solo é gerenciável na primavera, embora a melhor época para plantar sementes de salsa é  semeá-las dentro de casa cerca de seis semanas antes do início da primavera.

Semente de Salsa

Isso normalmente ocorre porque sua velocidade de germinação é lenta, e pode levar até três semanas ou mais para germinar. Como as sementes de salsa são bastante pequenas, não há nenhuma necessidade de cobri-las com a terra. Para plantar salsa, basta espalhar as sementes sobre o solo e polvilhar com água.

Porém, caso deseje plantar as sementes você tem que encher um vaso com o solo, e colocar uma camada fina de terra um centímetro acima das sementes, além disso, as sementes devem ser mantidas em solo úmido, mas sem encharcar até obter mudas, isso será cerca de 15 dias, se plantar as sementes no verão e cerca de um mês, se plantar as sementes no inverno.

Como Plantar Salsa _ Semeadeira

Uma vez que as sementes tenham germinado, é recomendado, mas não é obrigatório, deixar uma ou duas plantas por vaso. Uma vez estabelecida, a primavera é o momento ideal para o plantio de mudas de salsa na horta.

Além disso, para que a planta de salsa possa crescer forte, você deve cortar suas flores, pois elas enfraquecem a planta, mas podem aproveitar as sementes que estão nas flores para plantá-las em um vaso novo. As flores não são usadas para cozinhar, seu sabor é amargo.

Como Plantar Salsa _ Mudas

Como cuidar de uma planta de salsa:

Solo: 

Embora seja uma erva que tolere solos pobres e drenagem pobre, quando cultivar a salsa, é sempre preferível colocar as plantas em um solo rico em nutrientes e bem drenado. Também é recomendável, que ao escolher o local de cultivo da salsa, não a exponha em áreas com muito sol, para isso escolha um local que receba luz solar parcial.

Irrigação: 

Regue a planta com frequência, mas com pouca quantidade de  água, pois o solo deve estar úmido, mas nunca encharcado.

Como Plantar Salsa _ Planta de salsa

Luminosidade: 

Como dito anteriormente, a planta deve receber luz, porém não deve permanecer muito tempo ao sol, além disso, alguns especialistas recomendam não expor de forma alguma a planta de salsa ao sol. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato da planta também não suportar geadas, nesse caso salsa é uma planta ideal para ser cultivada dentro de casa.

Poda: 

Você deve aparar os galhos velhos da planta de vez em quando, embora não consuma a salsa, isso irá ajudá-la a crescer saudável e forte. Além disso, as folhas secas também devem ser removidas a cada 2 ou 3 semanas.

Como Plantar salsa – Colheita:

Como Plantar Salsa _ Colheita

Salsa pode ser colhida durante todo o ano, especialmente se for cultivada dentro de casa durante o inverno e em lugares nos quais ficará protegida do calor durante o verão. Você pode começar a colher salsa, uma vez que as folhas começarem a ficar com a forma ondulada.

Contudo se você que precisão de tempo, é muito provável que depois de 2 meses ( se for plantada no verão) a 3 meses (se for plantada no inverno), a planta já terá crescido suficiente para que possa ser realizada a colheita. Para fazer isso, simplesmente corte as hastes que você precisará, porém evite fazer isso nas horas mais quentes do dia. Sendo assim, para manter o sabor da salsa, colha a salsa no início do dia, quando o óleo da planta é mais forte.

Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar salsa em Casa:

Receitas Deliciosas Usando Salsa: 

Sopa de ervilha

INGREDIENTES:

  • 1 Colher (sopa) de azeite;
  • 1 Talo de alho-poró picado;
  • 1 Cebola picada;
  • 1/2 Colher (sopa) de salsa picada;
  • 2 e 1/2 Xícaras (chá) de ervilhas congeladas;
  • 1 Litro de caldo de frango light;
  • 4 Colheres (sopa) de creme de leite light;
  • 1/2 Colher (sopa) de suco de limão.

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma panela, refogue no azeite o alho-poró, a cebola e a salsa, em fogo médio;
  2. Mexa frequentemente até que a cebola fique transparente (aproximadamente 10 minutos);
  3. Em seguida, acrescente as ervilhas e refogue até ficarem macias;
  4. Junte o caldo de frango e deixe ferver por 20 minutos;
  5. Espere ficar morno e bata no liquidificador até desmanchar as ervilhas;
  6. À parte, com um garfo bata o creme de leite com o limão;
  7. Esquente a sopa e sirva com o creme de leite batido.
Sopa de ervilha

Sopa da abóbora cremosa

INGREDIENTES:

  • 1 Colher (sopa) de azeite;
    1 Cebola picada;
  • 2 Dentes de alho amassados;
  • 600 g de Abóbora descascada e picada;
  • 1 Colher (sopa) de tomilho desidratado;
  • 1 Colher (chá) de sal;
  • 1/2 Colher (chá) de pimenta-do-reino branca;
  • 1 Xícara (chá) de leite desnatado;
  • 2 Xícaras (chá) de água;
  • 1 Colher (sopa) de salsa picada para polvilhar.

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma panela grande, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue a e o alho;
  2. Acrescente a abóbora com o tomilho, o sal e a pimenta;
  3. Cozinhe, em fogo baixo, com a panela tampada, por 10 minutos;
  4. Acrescente o leite e a água, ferva e cozinhe por mais 20 minutos;
  5. Deixe esfriar e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo;
  6. Passe por uma peneira grossa, polvilhe com a salsa e sirva.
Sopa da abóbora cremosa

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Salsa em Casa.

Sair da versão mobile