Como plantar

Como Plantar Clivia

Por Alan costa, em 03/02/2021
clivia

Como Plantar Clivia é a dúvida de muitos, pois a clivia é uma planta muito buscada por sua beleza e exuberante cores em amarelo e laranja.

Entre as folhas verdes esguias e viçosas do lírio natal, sobressai o amplo florescimento, no qual numerosas pequenas flores em uma cor laranja brilhante parecem explodir.

plantar clivia em casa

Graças à sua floração, a planta decorativa, mas desafiadora, clivia é uma planta de interior popular por aqui, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

Como a planta exótica é cuidada adequadamente e como você consegue seu florescimento, você vai saber nesta instrução de cultivo.

Hoje o nosso site horta em casa mostrará em detalhes como você pode ter essa flor maravilhosa em sua casa sem ter que comprá-la, ou seja, plantando em sua própria residência.

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de como plantar clivia em casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Perfil da clivia:

Família de plantas: família amarílis (Amaryllidaceae)
Gênero: Clivia
Pedido: Asparagales
Espécie: lírio do mato (Clivia miniata)
Origem: África Austral
Planta: herbácea persistente
Altura de crescimento: 40 a 90 cm
Período de floração: de fevereiro a maio
Cores de flor: amarelo brilhante a laranja e creme
Folhas: verdes escuras, básicas, brilhantes, sem estacas

Durante o início da primavera, o lírio natal surge para sua grande entrada, quando as flores magníficas e intensamente coloridas se abrem.

Eles são em forma de funil em que o lírio do arbusto evoca o hippeastrum. Afinal, ambas as plantas de interior pertencem à família das plantas de amarílis.

Cuidados com a clivia:

O ciclo de crescimento do lírio-do-mato é marcado por três fases, durante as quais a planta decorativa impõe diferentes exigências ao cultivo.

Além disso, só desenvolve suas atraentes flores com um cultivo minucioso. Portanto, a popular planta de interior é um desafio, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

Variedades da clivia:

Em todo o mundo existem diferentes raças e formas da espécie clivia. Nessas paragens, as raças mais comuns são aquelas com folhas floridas que brilham em laranja intenso.

Na entrada, ele muda para uma coloração amarela. Além disso, existem raças com folhas de flores de cor creme, vermelho, amarelo e rosa.

Como plantar clivia:

como plantar clivia

Encontrar um local adequado para a clivia é um desafio: as demandas mudam junto com as diferentes fases.

No entanto, a planta pode reagir com sensibilidade a uma mudança de local. Quanto à escolha do local, leve em consideração que todas as partes da planta são levemente venenosas.

Portanto, o pote nunca deve ser colocado ao alcance de crianças pequenas e animais de estimação, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

  • A temperatura ambiente deve estar entre 16 ° C e 22 ° C
  • As plantas decorativas precisam de muita luz e estão satisfeitas com várias horas de luz solar todos os dias, em particular de manhã e tarde da noite
  • Não condiz com a luz direta do sol do meio-dia, se as folhas ficarem amarelas, fica exposta a muita luz solar
  • As plantas precisam ser reassentadas e as folhas queimadas precisam ser removidas porque não podem se regenerar
  • Locais muito sombreados restringem ou impedem a formação de flores
  • Um lugar na janela voltado para o leste ou oeste é ideal

Local:

  • Um local com temperatura entre 8 ° C e 12 ° C é o ideal;
  • A clivia não combina com o ar seco e quente em uma sala aquecida;
  • No entanto, ele precisa de um local claro também no inverno.

Devido ao facto de a floração poder reagir de forma muito sensível à mudança de local, já no inverno o lírio do mato deve ser colocado no local onde ficará durante o período de floração.

Por causa do aquecimento, muitas vezes não é possível encontrar um lugar que seja frio no inverno e mais quente na primavera, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

Nesse caso, a planta decorativa precisa ser reinstalada em uma acomodação de inverno leve e fria, por exemplo, na escada ou no jardim de inverno sem aquecimento.

Poucos espaços na área de enraizamento permitem a formação de flores. Somente quando várias das raízes suculentas emergem da panela, a clivia precisa de um novo tubo. Normalmente, ele deve ser recarregado apenas a cada três a quatro anos.

Replantamento da clivia:

Proceda da seguinte forma:

  • Lírios do mato são replantados imediatamente após a floração
  • Escolha um pote que seja apenas alguns centímetros maior do que o antecessor
  • Em primeiro lugar, cubra o fundo com uma camada de drenagem, pois esta divisão de lava ou fragmentos de argila podem ser usados ​​por exemplo
  • Depois, encha o pote com um substrato adequado, mas deixe espaço suficiente para a grande bola de raiz
  • Agora, você retira o lírio do arbusto com cuidado de seu velho recipiente e remove o substrato antigo, as raízes não podem ser danificadas
  • A seguir, coloque a planta decorativa no novo pote e regue-o completamente

Como regar a clivia:

Com água sem cal, por exemplo, água da chuva rançosa, o lírio do mato concorda na melhor das hipóteses. Você deve prestar atenção às seguintes regras:

  • Água em abundância para que todo o substrato fique saturado, as plantas decorativas africanas precisam de muita água
  • A próxima rega é necessária assim que o substrato estiver quase seco, normalmente, isso acontece duas ou três vezes por semana
  • Evite absolutamente a umidade estagnada, o excesso de água deve ser capaz de escorrer da panela e ser removida

A fase de recuperação é uma exceção: entre outubro e janeiro, a planta só precisa ser regada moderadamente. Quando o lírio do mato começa a formar novos pedúnculos, você pode aumentar a quantidade de água.

Manter constantemente o substrato ligeiramente úmido para que os botões não sequem. Com o início do período de floração regue a planta conforme descrito acima.

Adubação da clivia:

Para uma prosperidade ideal e para que muitas flores possam ser formadas, precisa de muitos nutrientes.

Com o término da fase de recuperação a partir do final de janeiro ou início de fevereiro, pode-se iniciar a adubação. Dê ao lírio do mato até junho uma porção de estrume líquido todas as semanas.

Entre julho e final de agosto, é suficiente estrume o lírio do mato uma vez por mês. Durante a fase de recuperação, ele não precisa de nutrientes adicionais, por isso você interrompe a adubação.

Corte:

clivia

Remova o florescimento apenas quando estiver totalmente seco. Assim, a planta pode puxar os nutrientes compostos para as raízes e armazená-los.

Quem não deseja reproduzir sua clivia por sementes, deve cortar os frutos logo após o período de floração para que a planta não coloque energia na formação das sementes.

Reprodução:

O lírio do mato pode ser reproduzido de duas maneiras: Pela divisão da raiz ou por sementes.

Divisão de raiz:

A replantação é o momento ideal para a divisão da raiz. Antes de colocar a planta em seu novo vaso, você pode cortar os brotos laterais da raiz com uma faca.

O caule deve ter comprimento mínimo de 20 cm e deve possuir três pares de folhas e várias raízes próprias. Portanto, você pode garantir que ele é forte o suficiente para sobreviver.

Coloque o broto em uma mistura de areia e grama e água moderadamente. No início a panela deve ser colocada em um local iluminado, sem luz solar direta.

Assim que raízes maiores emergem do substrato, pode ser replantada em um vaso com solo comum para vasos, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

Sementes:

A reprodução por sementes leva mais tempo do que pela divisão de raízes. A planta jovem floresce pela primeira vez, no mínimo, dois anos após a semeadura.

A flor hermafrodita do lírio do arbusto forma frutos redondos ou ovais que contêm as sementes. Essas bagas da clivia levam até um ano para amadurecer.

Durante esse tempo, eles ficam cada vez mais vermelhos enquanto as sementes da baga madura começam a germinar, por isso, aprenda a forma correta de como plantar clivia.

Doenças:

onde plantar clivia

A umidade estagnada faz com que as raízes da clivia apodreçam rapidamente, o que se torna evidente por um cheiro pútrido. Retire a planta do vaso imediatamente, retire o substrato úmido e corte as raízes podres.

Se a podridão da raiz ainda não infestou a raiz inteira, a planta pode se recuperar novamente. Depois você coloca o lírio do arbusto em um vaso com uma camada de drenagem e substrato fresco e cultiva de acordo com as instruções.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantar clivia em casa.

Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina como plantar clivia em casa.

Sair da versão mobile