Como plantar

Como Plantar Caqui em Casa: Plantio, Cultivo e Colheita

Por Alan costa, em 07/01/2019 (atualizado em 19/02/2019)

Como Plantar Caqui em Casa de forma muito simples seguindo esses simples passos, veja como ocorre o Plantio, Cultivo e Colheita. Além disso, o caqui, também é conhecido como dióspiro, é o fruto de uma planta denominada por caquizeiro, esse fruto possui uma coloração de encher os olhos, possui propriedades antioxidantes, além de ser rico em vitaminas e diversos minerais, por isso o caqui é uma opção maravilhosa para se ter em casa.

Hoje o nosso site Horta em Casa mostrará em detalhes como você pode ter esse fruto maravilhoso em sua casa sem ter que comprá-lo, ou seja, plantado em sua própria residência.

Como Plantar Caqui

No entanto, antes de mostrarmos o passo a passo de Como Plantar Caqui em Casa, conheça mais sobre essa maravilha da natureza.

Conteúdo:

Valor Nutricional do Caqui:

O Caqui é uma fruta fonte de muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral, veja em média qual é a quantidade de cada nutriente que você poderá está ingerindo ao consumir 100 gramas da fruta.

  • Calorias 71 kcal;
  • Proteínas 0,4 g;
  • Carboidratos 19,3 g;
  • Fibras 6,5 g;
  • Cálcio 18 mg ;
  • Magnésio 9 mg;
  • Manganês 0,39 mg;
  • Fósforo 18 mg;
  • Ferro 0,1 mg;
  • Potássio 164 mg;
  • Zinco 0,2 mg;
  • Vitamina C 29,6 mg.

Benefícios do Caqui:

Conheça os principais benefícios do caqui para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Problemas intestinais:

o caqui é um ótimo laxante, por isso é excelente remédio natural para tratar os problemas de trânsito intestinal e constipação.

Fortalece o sistema imunológico:

o caqui aumenta a imunidade, por ser uma fruta rica em antioxidantes, que auxilia a produzir glóbulos vermelhos e brancos.

Ajuda a manter os olhos e os dentes sempre saudáveis:

Devido seu poder antioxidante e seu conteúdo de vitaminas.

Bom para pele, ossos e cabelos:

Por ser rico em colágeno.

É anticancerígeno:

Isso também é devido suas propriedades antioxidantes.

Ajuda a deixar o corpo resistente à infecções:

Isso é consequência de sua vitaminais, principalmente a vitamina C.

O caqui é calmante e sacia a sede:

Fortalece o baço, combate a diarreia, sangue nas fezes e hemorroidas.

Veja no vídeo mais Benefícios do Caqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=QH1M1iR1LHA

Tipos de Caqui:

  • Fuyu: Esse tipo de caqui contém um rico conteúdo de vitaminas A e C e não contém taninos.
  • Rama forte: É mais vermelho que os outros e possui consistência molinha, além disso é rico em amido e frutose, e não apresenta acidez.
  • Giombo: De formato oval é rico em taninos, sendo que quando aumenta o grau de amadurecimento se transforma em açúcar.
  • Chocolate:  É a variedade mais doce, esse tipo de caqui é rico em taninos, além disso, fica com a polpa escura quando possui muitas sementes.

Agora que você está ciente da dimensão dos benefícios do Caqui e dos tipos que existem na natureza, veja como você pode ter essa maravilha em sua casa. Então confira o passo a passo de Como Plantar Caqui em Casa. 

Como Plantar Caqui em Casa: 

Clima:

O caqui é um fruto que gosta de climas temperados, temperaturas amenas, embora possa tolerar também geadas leves.

Iluminação: 

Esse fruto precisa de uma exposição direta a luz solar para amadurecer seus frutos, porém durante o verão o sol pode danificar os frutos que estão crescendo, nesse caso o que se recomenda é colocar a planta em um local em que ela fique exposta somente por 6 horas a luz do sol, ficando o resto dia na sombra.

Solo:

Nesse requisito a planta de caqui não é tão exigente, porém ao ser plantada em solos soltos e mais profundos tem tendência a crescer mais rápido. Contudo o caqui pode crescer em diferentes tipos de solo.

Irrigação:

Você deve regar a planta de caqui diariamente e de forma moderada se desejar obter frutos de qualidade, contudo a planta resiste à seca muito bem.

Fertilizante:

Se você deseja obter frutos de caqui rápido, bonitos e saudáveis, misture a terra alguns fertilizantes orgânicos.

Plantio:

Cave um buraco profundo e com largura suficiente para que suas raízes possam crescer livremente. É importante, como já relatamos a razão, deixar o solo frouxo e acrescentar fertilizantes orgânicos, esses podem ser de origem vegetal ou animal. Além disso, certifique-se que a planta está bem colocada no local de plantio e cubra sua raízes com solo e regue.

Caqui

Multiplicação: 

Se deseja plantar novas árvores, você pode fazer o plantio através de enxertia, recomendamos que realize esse processo durante a primavera, pois assim a planta se desenvolverá melhor. Além disso, você pode fazer o plantio utilizando as sementes, basta plantá-las no local que desejar, porém lembramos que seu crescimento e frutificação é mais tardio.

A poda: 

Para que você obtenha uma colheita excelente é necessário que realize a poda anualmente, principalmente durante o inverno para guiar o crescimento da planta, além disso, passado 2 anos, você terá que realizar uma poda nos meses de Primavera para selecionar frutas e habilitar, para que os frutos possam crescer com qualidade.

Pragas e doenças:

Lembramos a você que o caqui é uma planta frutífera que pode ser atacada por diversos parasitas, sendo o mais prejudicial a mosca da fruta. Além disso, é uma planta que também está propicia a podridão de suas raízes.

Instruções Para Aprender Como Plantar Caqui em Casa utilizando Sementes:

Semente de Caqui

Aprender Como Plantar Caqui em Casa através de suas sementes requer um pouco de paciência. Mas se esse for o seu desejo, você pode adquirir as sementes em lojas de produtos naturais, ou jardinagem ou mesmo utilizar as sementes do fruto que você comeu. Ressaltamos que as sementes podem ser coletadas durante o outono.

Germinação:

Para a semente germinar você pode utilizar uma técnica chamada fria da estratificação, pois as sementes para germinar precisam de temperaturas frias. Para fazer esse processo basta enrolar as sementes em uma folha de papel úmida e levá-la para refrigerar dentro de um saco fechado ou recipiente plástico (também fechado) por três ou quatro meses.

Plantio em Vaso: 

Após a germinação você pode plantar as sementes germinadas dentro de casa mesmo, no final do inverno ou início da primavera. Porém na hora de escolher o recipiente (vaso) para o plantio, certifique-se que ele seja fundo, pois as sementes desenvolvem raízes longas.

Coloque as sementes germinadas, pelo menos, duas polegadas abaixo da superfície, usando uma mistura do potting bem drenado.

As sementes de caqui levam cerca de seis a oito semanas para crescer as mudas e devem ser mantidas úmidas e quente, entre 70 e 85 graus, durante todo o processo.

Muda de Caqui

Local de Cultivo: 

As mudas devem ser plantadas ao ar livre no final da primeira estação de crescimento. Um transplante atrasado pode danificar a raiz principal, o que fará com que a árvore murche. Além disso, os frutos de caqui se desenvolvem melhor em um local ensolarado, protegido dos ventos fortes e no solo frouxo, e com uma drenagem adequada.

Além disso, verifique de ter cavado uma cova profunda o suficiente para comportar as raízes principias, ao plantar dê batidas suaves em torno delas, eliminando qualquer bolsa de ar.

Rega:

Regue diariamente durante todo o período de crescimento, porem moderadamente para não encharcar o solo.

É aconselhável que você utilize estacas como suporte para as mudas até as raízes cresceram bastante.

Mantém a área ao redor das árvores jovens limpa, evitando que ervas daninhas cresçam e roubem todos os nutrientes que a planta precisa para se desenvolver. Por fim tenha paciência, pois a árvore terá vários anos de cultivo, até que comece a produzir sua fruta maravilhosa.

Colheita: 

3 anos após o plantio, a planta vai dar os primeiros frutos. Se a muda não for enxertada, o prazo pode se estender a oito anos. Além disso, conforme a variedade, a árvore pode ser produtiva por mais de 25 anos, podendo atingir até 40 anos de produção e ter uma vida que dure mais de 100 anos.

Ao colher o caqui, ressaltamos que você deve esperar que o fruto amadureça no pé, caso contrário, eles se manterão amargos. Segundo especialistas o momento certo da colheita é quando os frutos estiverem na coloração amarela-avermelhada ou amarela-esverdeada.

Como Plantar Caqui em casa

Veja no vídeo mais detalhes sobre Como Plantar Caqui em Casa: 

Receitas Deliciosas Usando Caqui:

Panqueca doce de caqui

Ingredientes:

  • 3 Ovos;
  • 3 Colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • ¼ Xícara (chá) de leite;
  • 1 Colher (sopa) de óleo;
  • 1 pitada de sal;

Modo de Preparo: 

  • Bata os ovos inteiros.
  • Junte o leite, a farina de trigo, o sal e o óleo.
  • Frite pequenas quantidades da massa (1 xícara de café), dos dois lados, em uma frigideira apenas untada com manteiga.
  • Recheie com a geleia de caqui e enrole.
  • Salpique açúcar e canela a gosto.
Caqui

Geleia de caqui

Ingredientes:

  • 1 ½ kg de caqui maduro;
  • 1 kg de açúcar;
  • ½ Limão;
  • 1 Copo de água.

Modo de preparo:

  • Retire os cabos dos caquis e lave-os um a um.
  • Descasque-os (basta puxar a casca com os dedos ou com a lâmina de uma faca).
  • Passe por uma peneira e reserve.
  • Leve a água e o açúcar ao fogo brando até dissolvê-lo.
  • Acrescente a casca do limão.
  • Retire a casca do limão e coloque a fruta.
  • Cozinhe em fogo brando e mexa até engrossar.
  • Quando esfriar, guarde em vidros previamente higienizados e secos e feche bem.
Como Plantar Caqui

Observação:

O caqui não é recomendado para quem sofre de insuficiência renal.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc…) e de como plantá-los. Além disso, espero que coloque em prática tudo que você aprendeu nesse artigo que ensina Como Plantar Caqui em Casa.

Sair da versão mobile