Como plantar

Arruda: Para que Serve, Benefícios e Malefícios | Horta em Casa

Por Alan costa, em 19/04/2019
Arruda

Arruda: Para que Serve, Benefícios e Malefícios! Hoje aqui no site horta em casa você irá ficar por dentro de algumas informações importantíssimas sobre essa erva maravilhosa que é a arruda. A arruda é uma planta muito utilizada na medicina tradicional para diversos fins, isso ocorre porque a planta é cheia de propriedades terapêuticas e princípios ativos. Além disso, existe uma crença, entre as pessoas de mais idade, que essa planta pode afastar mau-olhar, tratar quebranto em crianças e trazer sorte.

Portanto nós aqui do site horta em casa selecionamos algumas informações importantíssimas sobre a Arruda Para que Serve, Benefícios e Malefícios. 

Arruda

Conteúdo:

O que é a Arruda?

A arruda cujo nome cientifico é Ruta graveolens L. é uma planta pertencente a família botânica Rutaceae, a planta é nativa da região mediterrânea da Europa e possui diversos usos na medicina tradicional. Além disso, a arruda também é conhecida por outras denominações tais como  arruda-doméstica, arruda dos jardins, ruta de cheiro forte, ruda, etc., e suas partes mais utilizadas são suas folhas e flores.

A planta pode tratar de muitas enfermidades que podem afetar a saúde do homem, sendo assim, a arruda pode tratar de sarnas, leximaniose, piolhos, de problemas no ciclo menstrual, etc. Isso ocorre porque a planta é rica em propriedades antiasmática, antiepiléptica, adstringente, analgésica, anti-hemorrágica, anti-histérica, antiinflamatória, antinevrálgica, antiespasmódica, anti-helmíntica,  bactericida, calmante, carminativa e cicatrizante. Além disso, a planta de arruda também possui muitos princípios ativos que também ajudam nesse processo.

Entre os principais princípios ativos que são encontrados na planta de arruda o destaque vai para os alcalóides, óleo essencial, rubalinidina, rutacridona, rutalidina, rutalinium, rutina, pipeno, psoraleno, quercitina, ribalinidina,  flavonóides, entre outros.

A planta de arruda pode ser utilizada ainda para combater hemorragia sanguínea, acredita-se que esse é um dos maiores beneficios da planta de arruda, pois ela possui propriedades capazes de fornecer resistência aos capilares sanguíneos.

A arruda também é bastante utilizada nas crenças tradicionais, pois segundo crendices de nossos antepassados, que passa esse conhecimento de geração para geração, a planta é capaz de afastar mau-olhado, tirar quebranto de recém-nascidos e ainda atrair sorte.

Na culinária a planta de arruda é utilizada no preparo de saladas, peixes, queijos, entre outras  preparações, porém em pouca quantidade. Além desses preparados a planta também é bastante utilizada no preparo de bebidas italiana como a Candolini Grappa Ruta, além de outras bebidas alcoólicas.

Benefícios da Arruda:

Conheça os principais benefícios dessa erva para a sua vida e entenda porque você deve adicionar essa maravilha nutricional à sua rotina alimentar.

Benefícios da Arruda

Ajuda nas Defesas do Corpo: A arruda possui uma boa quantidade de componentes antioxidantes, entre eles se encontra a vitamina C, que ajuda no combate aos radicais livres internamente e também combate a presença de microrganismos como bactérias e vírus.

Contra os Radicais Livres: Como relatado no tópico anterior a planta é muito rica em propriedades antioxidantes. Os antioxidantes agem em nosso organismo combatendo a ação oxidativa dos radicais livres.

Combate Inflamações: Dentre as propriedades da planta de arruda se destaca sua ação antiinflamatória, sendo que o chá da planta é utilizado na medicina popular para combater problemas inflamatórios como a artrite reumatoide e outras inflações nas articulações.

Propriedade Analgésica:  A planta também pode atuar no caso de dores, pois devido sua propriedade analgésica e a presença de compostos como a quercetina e os flavonoides causa um efeito entorpecente no local da dor.

Combate Crises de Asma: A arruda possui enzimas que agem como corticoides, pois são capazes de tratar as contrações dos alvéolos pulmonares, portanto ela pode evitar crise de asmas em crianças maiores de 8 anos e em adultos.

Contra a Ansiedade: Através da planta é produzido o óleo de arruda, nele há a presença dos compostos undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona, que ao serem aspirados  fornecem propriedades calmantes e combatem crises de ansiedade.

Ameniza os Sintomas de Gota e reumatismo: Esse beneficio é consequência das propriedades antiinflamatórias e  analgésicas da planta.

Efeito antibacteriano: Como já relatado a planta contém propriedades antibacterianas, por isso pode auxiliar contra problemas causados por infecções.

Combate Problemas Digestivos: A ingestão do chá da planta causa um efeito tônico em nosso organismo, isso é especialmente benéfico para combater problemas como flatulências e cólicas intestinais.

Trata Conjuntivite: Se você está sofrendo com conjuntivite ou conhece alguém que sofre com esse problema, indique para essa pessoa chá de arruda, ele possui propriedades capazes de agir combatendo a inflamação ocular, além disso, ainda age como antibiótico natural.

Combate Gases em Excesso: A planta de arruda possui propriedades carminativas, isso significa que ao fazer uso do chá da planta você será capaz de eliminar os incômodos gases.

Confira no vídeo outros Benefícios da Arruda para Saúde!

Como fazer o Chá de Arruda:

INGREDIENTES:

  • 1 Colher de sobremesa de folhas de arruda;
  • 1 Xícara de água fervente;

MODO DE PREPARO:

  • Coloque as folhas em uma xícara de chá e adicionar a água fervente.
  • Cubra e deixe em infusão por cerca de 10 minutos.
Chá de Arruda

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Arruda:

A planta de arruda apesar de ser benéfica para muitas situações também possui alguns efeitos colaterais e contraindicações. Sendo que , a planta não pode ser consumida em excesso, pois pode levar a problemas como vômito, dor abdominal, salivação, convulsão, gastroenterites e fotossensibilidade, por ser tóxica.

Além disso, a ingestão da planta é contraindicada para mulheres gravidas, uma vez que pode levar ao aborto, além dessas, as mulheres lactantes, ou pessoas que sofrem de hemorragias, cólicas menstruais e que tenham sensibilidade na pele também não devem fazer uso da planta.

O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Arruda: Para que Serve, Benefícios e Malefícios!

Sair da versão mobile