Legumes

Alface – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios!

Por Alan costa, em 24/10/2018 (atualizado em 21/02/2019)
beneficios do alface

Alface – O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios, hoje aqui no horta em casa você aprenderá informações importantíssimas sobre essa hortaliça. A alface é um dos vegetais de folhas verdes favoritos. Suas folhas verdes crocantes são uma das incríveis fontes de nutrientes essenciais que beneficiam a saúde.

Na verdade, é uma das hortaliças mais procuradas, seja em saladas verdes crocantes ou sanduíches saudáveis! As folhas exalam fluido parecido com leite (seiva) quando cortadas, e daí seu nome deriva do latim Lactuca. Botanicamente, esta maravilhosa vegetação rica em folhas pertence à família das margaridas de Asteraceae.

Benefícios da alface

Conteúdo:

O que é Alface?

Cientificamente conhecida como Lactuca sativa, foi cultivada pela primeira vez pelos egípcios há milhares de anos. Os egípcios usavam as sementes para produzir óleo e também utilizavam as folhas desse vegetal útil . A planta também teve significado cultural e religioso no antigo Egito, onde foi considerada sagrada.

Foi no período compreendido entre os séculos 16 e 18 que diferentes tipos de alface foram desenvolvidos devido à descoberta de que uma determinada sub-espécies pode ser cruzada com outras subespécies.

Pode-se encontrar exemplos desta planta sendo prescrita como um medicamento para várias doenças. Foi prescrito para eructação biliosa, pressão arterial alterada, perda de apetite, insônia e foi usado como tônico para os intestinos e sistema digestivo, e como um método para deter os impulsos sexuais.

Valor nutricional da Alface:

A alface romana é muito mais benéfica para a nossa saúde em comparação com a alface americana. É muito baixa em calorias, mas é uma excelente fonte de vitamina A e betacarotenos que possuem propriedades antioxidantes.

Ela também contém boas quantidades de vitamina K, folatos e vitamina C, que são benéficas para o nosso corpo. Os minerais presentes são cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Ela também contém vitaminas essenciais como tiamina, riboflavina, niacina , vitamina B-6 e vitamina E.

Para que Serve a Alface:

É muitas vezes referida como “alimento completo para perda de peso” e “alimento para coelhos”. A alface romana tem muito mais nutrientes quando comparada à americana e é uma ótima opção se você quiser incluir algo saudável em sua dieta.

Alguns dos benefícios para a saúde é que ajuda a prevenir o câncer, protege os neurônios, alivia a ansiedade e o estresse e ajuda a dormir. Além destes, fornece um suprimento constante de antioxidantes e ajuda a suprimir a inflamação.

Como Usar Alface:

Procure sempre uma cabeça de alface que não tenha folhas soltas. As folhas não devem ter bordas ou manchas marrons. Muitas pessoas removem as folhas externas antes de comer, mas isso não é necessário se você lavá-las completamente. Certifique-se de manter refrigerada e coma-a dentro de alguns dias após a compra.

Alface tem um sabor muito suave, o que a torna adaptável a muitas saladas e outras receitas. Se você adicionar uma folha ao seu sanduíche de salada de atum ou frango, ela fornece de maneira fácil um pouco de nutrição adicional. Só não cozinhe por muito tempo, ou você vai eliminar grande parte dos benefícios.

É uma adição refrescante a qualquer tipo de salada e é perfeita para emparelhar com molho de queijo azul desintegrado caseiro. Experimente o molho com uma grande fatia combinada com tomates, queijo azul ralado e suco de limão.

Pode ser misturado com outros vegetais e hortaliças para adicionar textura e cor. Também complementa o sabor de várias frutas. Tente combiná-la com uvas verdes, frango grelhado e um vinagrete de framboesa leve para um almoço refrescante de verão.

Alface

Benefícios da Alface Para Saúde:

A alface é particularmente rica em antioxidantes como a vitamina C e outros nutrientes como as vitaminas A e K e o potássio. Estas folhas verdes frondosas ajudam a combater a inflamação e outras doenças relacionadas, como diabetes e câncer.

Ajuda a Prevenir a Insônia:

Cortar ou quebrar folhas de alface revelam um líquido branco chamado lactucarium que ajuda a lidar com a insônia. Este líquido tem as propriedades relaxantes e indutoras do sono do ópio, mas não possui seus efeitos colaterais. Se você está tendo problemas para dormir, você poderia tentar se beneficiar de algumas folhas.

Protege Contra Doenças:

Possui antioxidantes que agem contra os radicais livres em nossos corpos que são formados devido ao metabolismo celular. Esses radicais tendem a prejudicar os tecidos e células saudáveis. Eles podem até causar o desenvolvimento de câncer por meio da mutação de células saudáveis ​​em células cancerígenas. Antioxidantes trabalham para nos proteger contra isso.

Protege Contra o Câncer:

Extratos de folhas de alface podem impedir a propagação de células de leucemia e células de câncer de mama. Também contém flavonóides que ajudam a proteger o corpo do câncer de pulmão e da cavidade oral. Assim, incorporando em sua dieta pode ajudar a combater diferentes tipos de câncer.

Melhora o Metabolismo do Corpo:

É de vital importância que nosso corpo metabolize adequadamente os alimentos que ingerimos. Caso contrário, não será possível obtermos a energia necessária para funcionar corretamente. Além disso, devido à presença de ferro, magnésio e potássio, o consumo de alface ajuda a melhorar os processos metabólicos em nosso corpo. Portanto, também contém vitaminas do complexo B que ajudam nosso metabolismo.

Previne Doenças Cardíacas:

Altos níveis de colesterol ruim em nosso corpo podem levar a doenças cardiovasculares. Além disso, a alface contém vitamina C e beta-caroteno que trabalham em conjunto para evitar que as paredes das artérias se formem como placas que podem bloquear e romper o fluxo sanguíneo. Assim, impede a oxidação do colesterol e, portanto, protege nosso coração contra doenças.

Evita Danos às Células Neuronais:

Extratos de alface, devido ao seu papel significativo na privação de glicose ou soro, ajudam a prevenir a morte de células neuronais. Além disso, neurônios são células cerebrais que fazem conexões físicas e ajudam a criar memórias. Portanto, ajuda a prevenir o aparecimento de doenças como o mal de Parkinson, que é causado devido à morte das células dos neurônios.

Tem Propriedades Antimicrobianas:

Possui propriedades antimicrobianas e ajudam a combater os micróbios nocivos que podem causar várias doenças. Isto é devido à presença de terpenos e cardenolidos, que trabalham para defender o nosso corpo contra os maus micróbios.

Ajuda a Controlar a Ansiedade:

Possui propriedades ansiolíticas que ajudam a controlar a ansiedade. Além disso, a alface desempenha um papel no processo de saúde neurológica e, portanto, ajuda a lidar com problemas mentais, como a depressão .

Ajuda a Eliminar Toxinas:

Minerais presentes ajudam a remover as toxinas do nosso corpo. Isso ajuda a manter o equilíbrio ácido. Além disso, remover as toxinas nos ajuda a permanecer saudáveis, pois apenas as substâncias benéficas são deixadas para trás.

Previne a Inflamação:

Extratos de alface têm propriedades anti-inflamatórias devido à presença de biocatalizadores como lipoxigenase e carragenina. Assim, várias doenças resultantes da inflamação podem ser evitadas ao incluir esse vegetal em sua dieta.

Malefícios do Alface:

Estudos mostraram que até alface pode produzir alergias, e as proteínas alergênicas foram identificadas. Alergias alimentares são a resposta anormal do sistema imunológico a certos tipos de alimentos que o corpo reconhece como prejudiciais. Além disso, as alergias alimentares que resultam em anafilaxia são as piores.

As pessoas que já sofrem de alergias alimentares estão geralmente em risco quando experimentam novos alimentos. Assim, uma palavra de cautela é aconselhada ao comer pela primeira vez. Além disso, antes de consumir teste, passando a alface na pele antes de comer, só para ter certeza.

Sair da versão mobile